Decoração com Tapetes Tipos de Tapetes

Tapetes e Feng Shui

Quando pensa em decoração feng shui, certamente que a última coisa que lhe vem à cabeça são os tapetes. O minimalismo é uma das qualidades do feng shui que ajuda o chi a fluir na divisão, mas isso não significa que não pode decorar o espaço com um bonito tapete e mesmo assim o chi fluir. Os tapetes conferem mais conforto a qualquer ambiente, mudando também a energia do mesmo. Para o feng shui tudo tem um lugar,sendo que cada lugar deve ter o elemento decorativo mais apropriado e este principio adapta-se na perfeição aos tapetes.

Divisões da casa demasiado cheias e que dificultem a movimentação, não são de forma alguma a melhor opção. Por esta razão os tapetes são elementos decorativos fantásticos. Um bonito tapete pode dar a sensação de uma divisão mais cheia, sem no entanto, dificultar a deslocação na mesma e mantendo o espaço aberto. Este fato vai permitir que a energia circule melhor por todo o ambiente, o que irá, segundo o feng shui, melhorar a sua qualidade de vida e tornar todo o ambiente mais saudável.

Cores e texturas


A cor do tapete tem enorme influência na atmosfera que determinada divisão vai ter e é determinante para o feng shui do espaço. Cores suaves em abundância podem tornar a divisão desinteressante ou até mesmo monótona. Cores demasiado vibrantes podem fomentar o aumento de tensão no espaço.

Outro pormenor a considerar é a textura do próprio tapete. Escolha texturas diferentes para cada tipo de quarto, de forma a conseguir beneficiar de diferentes tipos de energia. Quartos onde predomina o elemento fogo deve dar preferência a tapetes de seda ou sintéticos., enquanto quartos elemento madeira, tapetes de materiais como o algodão ou linho são os mais adequados. Beneficie do elemento água com tapetes finos e para o elemento terra combine com tapetes de padrões com quadrados.

Para que haja uma energia positiva no espaço, escolher um tapete com a textura adequada é fundamental para influenciar o chi. Por exemplo, pavimentos de materiais mais duros e frios, como madeira, podem-se tornar bem mais suaves com um tapete macio. O tapete certo irá assim tornar a divisão mais acolhedora.

O material e o desenho do tapete pode ser adequado ao ambiente e ao guá. Por exemplo: tapetes de fibra,  com listras, com motivos florais podem representar o elemento madeira (bom para quartos de criança e guá da família). Tapetes de tecido, com desenhos triangulares, com tons de vermelho,laranja,amarelo simbolizam o elemento fogo (bom para salas, escritórios e guá do sucesso).

Não escolha um tapete demasiado grande para o espaço, opte antes por um de dimensões mais reduzidas, nem coloque demasiado mobiliário na frente do tapete ou por cima. Evite também demasiados padrões diferentes no ambiente. Você precisa ter alguns padrões geométricos, bem como simétricos. Os quadrados são uma boa escolha para quem procura estabilidade, enquanto que formas redondas simbolizam concentração.

Portanto, se quiser que a energia positiva flua no ambiente, não se preocupe apenas com pormenores de decoração como o mobiliário e as cores, mas também com os seus tapetes.



Deixe o seu comentário

Nome : Email :