Dicas de decoração de apartamentos, festas, eventos, decoração com tapetes, plantas e espaços pequenos

Tapetes: fibras naturais vs fibras sintéticas

Quem precisa de encontrar o tapete certo para decorar a casa sabe o quanto a escolha pode-se tornar difícil, graças à enorme variedade de tapetes de variados materiais disponíveis no mercado. Quem não conhece as características das diferentes fibras, nem as suas vantagens ou desvantagens, pode sentir-se um pouco confuso quando é tempo de comprar o tapete ideal.

A primeira coisa que é preciso saber, é que existem enormes diferenças entre um tapete que é feito com fibras naturais e um tapete de fibras sintéticas. Por isso, antes de fazer a sua compra vamos mostrar-lhe quais são essas diferenças, para esteja mais bem informado acerca das diferentes fibras e para que possa tomar uma decisão mais consciente.

 Tapetes de fibras naturais

As fibras naturais são provenientes de plantas ou animais. Como alguns exemplos temos a lã, bambu, sisal, linho, juta, entre outras. São fibras de elevada qualidade e amigas do ambiente. De entre as fibras naturais, podemos destacar a lã, que apesar de ser mais dispendiosa que a generalidade das fibras sintéticas, é também mais resistente e durável, acabando por compensar o investimento inicial.

Tapetes de fibras naturais provenientes de plantas como o sisal, são também muito duráveis e apropriados para locais de maior tráfego como corredores, quartos familiares ou Halls de entrada.  No entanto, é preciso ter cuidado com acidentes que podem levar a nódoas, uma vez estas podem ser difíceis de remover neste tipo de fibras. Tapetes de sisal também não devem ser colocados em zonas de humidade, nem ter contato com água, pois esta tende a danifica-los.

A seda, apesar de toda a sua beleza, é menos resistente e durável, sendo por isso aconselhável que os tapetes feitos com este tipo de fibra não sejam colocados em zonas de grande passagem de pessoas. Em alternativa, podem ser pendurados na parede como arte, pois também ficam muito bonitos.

Os tapetes de bambu começam agora a tornar-se muito populares como acessórios decorativos para decorar casas e também são uma opção excelente para tapetes de exterior.

Uma das principais razões para se adquirir tapetes de fibras naturais, em detrimento de tapetes de fibras sintéticas, reside no fato de serem os mais indicados para pessoas que tenham tendência a sofrer de alergias ou problemas respiratórios. Reduzem a exposição a agente alérgicos e são geralmente desprovidos de corantes químicos que podem ser cancerígenos.

Tapetes de fibras sintéticas

As fibras sintéticas não são provenientes de plantas nem animais, são fabricadas através de processos industrializados. Alguns dos materiais utilizados para fazer tapetes de fibras sintéticas são o nylon, polipropileno, acrílico e poliéster. Este tipo de fibras são muito fortes e resistentes a climas mais extremos, humidade e água. Algumas fibras sintéticas podem também ter revestimentos que as tornam mais resistentes a nódoas e sujidades.

Os tapetes de fibras sintéticas são tingidos com ingredientes e químicos também fabricados, podendo estar disponíveis numa variada gama de cores. Este tipo de tapetes é também bastante mais barato que os tapetes de fibras naturais, mas isso não significa que não sejam resistentes e duráveis. Os tapetes de fibras sintéticas, quando bem cuidados, podem durar por vários anos, mesmo em zonas de maior tráfego.

Tapetes: fibras naturais vs fibras sintéticas
Inserido nas categorias Decoração com Tapetes, Decoração com Tapetes e Carpetes, Tipos de Carpetes, Tipos de Tapetes

Etiquetas: , , , ,

Publicado por: em 30 Março, 2012

Um Comentário a “Tapetes: fibras naturais vs fibras sintéticas”

  1. Maria Joana B. Lima Soares diz:
    Gostaria de comprar um tapete de sisal em fibra sintetica, num tamanho de pelo menos 2m x 2.5 ou 3m, para a sala de um advogado, onde o mesmo recebe pessoas de diversas localidades. Onde devo encontrar ?

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

© 2017. Todos os direitos reservados a Decoração de Apartamentos e | Dicas de decoração de apartamentos, festas, eventos, decoração com tapetes, plantas e espaços pequenos | Contactos | Quem Somos | Politica de Privacidade
Nome : Email :