Decoração com Tapetes Decoração com Tapetes e Carpetes Tipos de Tapetes

Tapetes marroquinos

Nos último anos a decoração com  estilo étnico tem vindo a ganhar enorme popularidade. Um dos estilos emergentes mais populares é sem dúvida o marroquino, especialmente na indústria de tapetes e carpetes.

Se é fã do estilo de decoração mais étnico, então vai certamente adorar os tapetes marroquinos. Tapetes feitos à mão provenientes de Marrocos são uma maneira fantástica de criar uma atmosfera brilhante, mais quente e agradável na decoração da sua casa. Com estes tapetes consegue conferir um pouco da etnicidade que procura, mas ao mesmo tempo de uma forma muito elegante e cheia de estilo. Começam também a estar disponíveis em feiras de artesanato ou até em lojas especializadas em tapetes ou, em alternativa, pode pesquisar na internet por lojas que os vendam online.

 

Tapetes marroquinos


Os padrões geométricos utilizados nos tapetes marroquinos são uma excelente opção para combinar com a aparência elegante, urbana e sofisticada da maior parte do mobiliário moderno. As cores quentes com que são feitos, entre as quais destacamos o vermelho, amarelo, laranjas e dourados, são capazes de fazer sobressair na decoração de uma divisão, dando um novo fôlego a um espaço que antes até podia carecer de interesse visual.

 

 

A arte da tapeçaria marroquina tem suas origens nas montanhas do Atlas Marroquino. As tribos que residiam nessas montanhas passaram a sua arte de geração em geração, mantendo assim viva esta importante parte da sua cultura. Estes tapetes não são apenas encarados como mais uma forma de decoração para casa pelo povo do Norte de África. São sim um componente fundamental da sua cultura, sendo estes tapetes feitos à mão considerados como o presente perfeito.

Estes tapetes tribais são mais conhecidos como “Berber”, nome dado à tribo. São feitos através de um processo manual com lã tingida também à mão. As cores que resultam depois do processo de tingimento podem ser muito vibrantes ou até mais sóbrias. No entanto, as mais populares continuam a ser as cores mais ricas como os vermelhos, amarelos e laranjas.

Outro tipo de tapetes marroquinos bastante populares são os “kilim”, geralmente feitos com seda ou lã, ou até uma combinação de ambos. São tapetes bastante leves e finos, sendo as cores mais usadas os tons de verde, lilás, vermelho, branco e azul. Estes tapetes kilim são mais baratos quando comparados com os Berber, mas nem por isso menos bonitos e luxuosos.

Uma das maiores lutas dos tempos modernos tem sido combinar de forma eficaz o antigo com o novo. O mesmo acontece na decoração das nossas casas. Queremos sempre que as nossas casas tenham um ambiente moderno, mas também elegante e tradicional, tudo ao mesmo tempo. Os tapetes marroquinos são uma excelente opção para conseguir isto mesmo. São resistentes, funcionais, de aspecto mais tradicional, mas com cores vibrantes capazes de dar vida até à decoração moderna mais minimalista.

As cores brilhantes, padrões detalhados e motivos naturais colocam os tapetes marroquinos num patamar acima dos tapetes feitos através de processos mecanizados. Além disso, como a maioria dos tapetes marroquinos feitos à mão são artigos únicos, eles reflectem o gosto estético, originalidade e a sensibilidade por estas “pequenas” obras de arte de quem os compra.



3 Comentários

  1. Vasco Salgueiro 23 de Dezembro de 2012
    • Vasco Salgueiro 26 de Dezembro de 2012
  2. Nicole Van Roque 16 de Fevereiro de 2015

Deixe o seu comentário

Nome : Email :