Decoração com Tapetes Decoração com Tapetes e Carpetes Limpeza de Tapetes

Tapetes orientais: cuidados essenciais

No seguimento do nosso último artigo acerca da limpeza de tapetes orientais , vamos debruçar-nos agora nos cuidados essenciais que são necessários para os manter sempre limpos e aumentar a sua durabilidade.

Um tapete antigo é um objeto de valor que não compramos todos os dias, por essa razão a melhor forma de manter a sua beleza, especialmente se se tratar de um tapete oriental autêntico, é através de algumas práticas regulares como uma boa rotina de limpeza. O pó é o inimigo mortal das tecelagens, devendo por isso o tapete ser limpo periodicamente, juntamente com uma rotina de cuidados essenciais.

Vamos então ver alguns desses cuidados essenciais que deverá ter com os seus tapetes orientais:

 

Aspiração


Os tapetes orientais, como acontece com a maior parte dos tapetes, devem ser aspirados regularmente. A menos que o tapete seja uma verdadeira antiguidade, na maioria das vezes a aspiração regular não irá prejudicar a durabilidade ou até o valor do seu tapete. Aspiradores de pó ou equipamentos especiais ultra modernos e dispendiosos não são necessários, apesar do que qualquer vendedor do ramo lhe possa dizer. Na realidade, qualquer tipo de aspirador é eficaz, não sendo contudo aconselhável que utilize uma potencia demasiado elevada e que possa danificar irremediavelmente as delicadas fibras do tapete. Deve também evitar aspirar a franja, pois esta pode ficar presa, rascar ou ficar severamente danificada.

 

Remoção de nódoas

A forma mais eficaz de remover nódoas é “ataca-las” o quanto antes. Para prevenir que uma nódoa fresca se torne numa mancha permanente na superfície do  tapete, a melhor opção que pode tomar é utilizar panos limpos para, primeiramente, absorver o máximo possível de líquido e humidade que se tenham entranhado nas suas fibras e, de seguida, limpa-los com um pouco de água limpa. Tenha o cuidado de ir absorvendo sempre do exterior da nódoa para o seu interior, de forma a que esta não se espalhe ainda mais e evitando sempre esfregar. No caso de resíduos mais sólidos, o melhor método de os remover é através da utilização de uma pequena faca ou colher, tendo novamente o cuidado de não esfregar o tapete.

 

 

Tapete marcado

Por vezes, quando os tapetes são colocados por baixo de móveis pesados, como sofás e mesas, é possível que fiquem com algumas marcas na sua superfície. Para que o tapete adquira o seu aspeto original, aconselhamos que humedeça a zona afetada e que de seguida escove cuidadosamente a área marcada, de forma a forçar as fibras a levantar novamente. Para finalizar absorva o excesso de humidade que permanece no tapete com um pano limpo e certifique-se que o tapete está completamente seco antes de o voltar a colocar no sítio.

Em alternativa a este método, pode optar pela prevenção destas marcas rodando periodicamente o tapete. Deste modo o tapete oriental irá ficar marcado uniformemente e não apenas numa zona específica. Esta rotação dos tapetes vai também prevenir não só marcas de mobiliário, mas também de uso constante. Aconselhamos que os rode pelo menos uma vez por ano, embora em zonas de tráfego mais intenso possa ser necessários fazer uma rotação mais frequente.



Deixe o seu comentário

Nome : Email :