Decoração com Tapetes Decoração com Tapetes e Carpetes Limpeza de Tapetes

Tapetes para automóveis: como remover manchas de graxa e óleo de motor

Não existe um acessório para o seu automóvel mais importante que tapetes bonitos e resistentes a nódoas. Os tapetes para automóveis são essenciais para quem se preocupa em manter a boa aparência e limpeza de um carro e sem eles é quase impossível manter um limpo e livre de manchas de óleo, graxa e sujidades que traz para o seu interior nas solas dos sapatos.

Estamos habituamos a limpar frequentemente o exterior dos nossos automóveis por uma questão estética, mas vamos adiando a limpeza do seu interior por ser mais trabalhosa e demorada.

Se não faz ideia de como remover as nódoas mais difíceis, em concreto manchas de graxa e óleo de motor que se foram acumulando na superfície dos seus tapetes para automóveis ao longo dos anos, então este artigo vai dar-lhe uma boa ajuda. Confira a nossa próxima dica.

Dica para remover manchas


Em primeiro lugar, remova os tapetes do interior do veículo com cuidado para que a sujidade não se espalhe pelo seu interior. Uma vez removidos, sacuda-os fortemente para que as poeiras mais entranhadas nas fibras se soltem. No caso de existir resíduos mais sólidos, como comida ou lama, tenha o cuidado de os remover também cuidadosamente antes de sacudir o tapete. De seguida, coloque os tapetes no chão e varra ou aspire para retirar o pó acumulado.

Para remover manchas de óleo ou graxa siga os próximos passos:

  • Coloque um pouco de material absorvente, como o amido de milho ou o bicarbonato de sódio, na mancha e deixe actuar cerca de 15 minutos.
  • De seguida, aspire ou raspe delicadamente a zona onde aplicou o absorvente para o remover. O absorvente irá absorver grande parte da gordura e óleo, no entanto, pode ser necessário repetir estes passos mais vezes, dependendo da quantidade de óleo e/ou gordura que tenham sido derramadas no tapete.
  • Limpe o que resta da mancha com um pano limpo branco (não tingido) e um solvente de limpeza a seco. Tenha o cuidado de o testar primeiro numa zona mais escondida do tapete e só depois de saber que é seguro, aplique-o na zona afetada pela mancha.
  • Para finalizar o processo de limpeza, esfregue delicadamente até o solvente ser totalmente absorvido. Se a mancha persistir, pode ser necessário repetir novamente estes dois últimos pontos. Depois da mancha ter desaparecido completamente use um pano limpo para absorver qualquer excesso de liquido que ainda exista no tapete e coloque-o a secar no exterior.

 

Se mesmo depois depois de usar o método acima descrito, mesmo assim a mancha não desaparecer, então é altura de recorrer a uma solução de limpeza de tapetes caseira.

  • Misture dois copos de água morna com uma colher de detergente de loiça neutro e uma colher de vinagre branco.
  • De seguida, borrife a superfície do tapete na zona em que se encontra a mancha com um pouco desta solução caseira.
  • Limpe depois a nódoa com um pano branco limpo até que o líquido seja absorvido e a mancha removida. (Pode ser necessário repetir estes dois passos mais vezes até que a nódoa desapareça por completo)
  • Para finalizar limpe a área do tapete afetada com um pano branco limpo, embebido em água fria e, em seguida, deixe secar.


1 comentário

  1. Edmar Pereira da Silva 9 de Dezembro de 2013

Deixe o seu comentário

Nome : Email :