Decoração com Tapetes Decoração com Tapetes e Carpetes Objetos Decorativos Tipos de Tapetes

Tapetes redondos vs tapetes quadrados

Desde sempre que os tapetes fazem parte da decoração da casa. Tapetes de variados modelos e materiais estão disponíveis no mercado, conferindo maior conforto e colorido a qualquer estilo de decoração e a qualquer divisão da casa.

Embora o tradicional tapete rectangular ainda seja o mais utilizado,  nos últimos tempos o uso de tapetes redondos ou tapetes quadrados tem vindo a tornar-se cada vez mais popular. Optar por decorar a casa com tapetes de formatos mais invulgares, pode criar um efeito inesperado na decoração de determinado espaço, ao mesmo tempo que acentua e dá destaque a zonas específicas dentro desse mesmo espaço.

No entanto, é preciso saber em que situações se devem usar tapetes redondos ou tapetes quadrados. Neste artigo vamos mostrar-lhe algumas opções para o ajudar a fazer a sua escolha.

Combinar tapetes e móveis


Quando decidir colocar um tapete por baixo de uma mesa, por exemplo na sala de jantar, lembre-se que todas as cadeiras devem conseguir ficar sobre ele mesmo quando estão puxadas para fora da mesa. Desta forma, será muito mais confortável para quem nelas se senta. Se a mesa for redonda, um tapete de formato quadrado pode ajudar a criar um contraste interessante e inesperado na decoração da sala. Por outro lado, um tapete de formato redondo vai tornar toda a decoração mais harmoniosa.

Localização

Quando estiver indeciso entre comprar um tapete redondo ou comprar um tapete quadrado, pense primeiro em como este vai ficar em relação aos cantos e paredes da divisão. Por exemplo, se quiser colocar plantas, artigos decorativos ou até mobiliário nos cantos da divisão, então um tapete redondo vai ser perfeito para acentuar esses cantos. Se por outro lado, quiser colocar uma estante ou móvel entre a parede e o tapete, então um tapete de formato quadrado é o mais apropriado, pois deixa livre um espaço de formato igualmente rectangular, criando assim maior harmonia de formas. Pode também optar por ser criativo na forma como expõe os seus tapetes quadrados. Estes não precisam de ser colocados no chão apenas na sua disposição tradicional. Experimente coloca-los num ângulo de 45º para dar maior destaque aos cantos da divisão e objetos neles contidos.

Versatilidade

Num quarto de criança pode ser muito divertido e original dispor vários tapetes redondos de dimensões diferentes. A disposição e tamanho dos tapetes vai permitir separar áreas distintas no quarto e permitir à criança reordena-los quando quiser. Podem também ser dispostos em linha de forma a criar áreas seguras e confortáveis para brincadeiras e atividades.

Os tapetes podem ser usados para criar áreas distintas em divisões de maiores dimensões. Por exemplo, se quiser separar uma zona de refeições da zona de estar e convívio na sua sala, pode combinar um tapete redondo com um tapete quadrado.  Um tapete quadrado pode ficar muito bem junto do mobiliário de linhas mais retas, enquanto uma mesa mais tradicional é destacada com o uso de um tapete redondo, que mantém a harmonia de formas na zona de refeições. Tapetes quadrados são também o acessório decorativo perfeito para colocar por baixo ou à frente de um sofá, proporcionando uma área confortável para colocar os pés, a toda a sua extensão.



1 comentário

  1. Débora Débis Rosa 30 de Março de 2012

Deixe o seu comentário

Nome : Email :