Decoração com Tapetes Decoração com Tapetes e Carpetes Tipos de Tapetes

Tapetes roxos: misto de elegância e ousadia

O roxo é uma cor que transmite modernidade e elegância. Contudo, visto ser uma cor muito rica e, até um pouco ousada, pode não ser a escolha ideal para a maioria das pessoas. A verdade é que é muito fácil de coordenar com qualquer estilo de decoração, conferindo grande personalidade a um ambiente.

O roxo combina também com a maioria das restantes cores, como é o caso do azul, vermelho, verde lima, amarelo, laranja, rosa, dourado, prateado, branco ou preto, sendo por isso simples de coordenar com os restantes acessórios decorativos e cor das paredes presentes na decoração da casa.

Um tapete roxo pode transmitir diferentes sensações e criar diversos ambientes consoante a tonalidade e o design escolhido: convidativo e acolhedor; divertido e ousado; floral e feminino; forte e masculino; ou clássico e elegante, passando quase despercebido na decoração dependendo da escolha que fizer.

Decorar com tapetes roxos


Mas como escolher o tapete roxo perfeito para cada ambiente e decoração?

A maioria das pessoas que opta por decorar a sua casa com bonitos e elegantes tapetes roxos, centram a sua escolha no esquema de cores do ambiente envolvente e também no estilo de decoração que impera na divisão.

De modo a facilitar a sua escolha, comece por definir um orçamento para a compra do tapete. Nesta fase inicial da aquisição do tapete deve também ter em consideração o ambiente que pretende criar na divisão, assim como o tipo de material com que o tapete é feito ( fibras naturais ou sintéticas).

Lembre-se que um tapete de fibras naturais pode ser mais dispendioso que um feito inteiramente com fibras sintéticas. Contudo, a durabilidade e resistência de um tapete de fibras naturais pode compensar a longo prazo, embora cada vez mais se fabriquem tapetes com fibras sintéticas de elevada qualidade. Por isso, o seu orçamento deverá  ter em conta o tipo de material utilizado na confecção do tapete.

Deve também analisar qual a função que o tapete irá desempenhar, pois esta fará toda a diferença no tamanho e tipo de tapete a adquirir, assim como a sua localização. Numa zona de maior tráfego, como corredores, entrada da casa ou divisões de entretenimento, não devem ser colocados tapetes pouco resistentes e de difícil limpeza e manutenção.

Para divisões como a sala de estar ou de jantar, uma bonita carpete ou um tapete roxo de maiores dimensões pode ser uma boa forma de complementar o mobiliário, tornando toda a decoração mais marcante. Se a divisão possui mobiliário de cor mais escura, opte por escolher um tapete roxo numa tonalidade mais clara. Por oposição, móveis mais claros combinam bem com tapetes roxos mais escuros ou de padrões mais arrojados.

 

 

 

Para um quarto de casal, um tapete em tonalidades mais suaves de roxo pode evocar maior romantismo. Adicionalmente, complementa uma decoração mais simples em cores neutras com um toque de elegância e luxo.

 

 

No quarto dos mais pequenos, um divertido tapete de textura mais fofa torna toda a decoração mais alegre e acolhedora. Compre o tapete roxo que esteja de acordo com o tema da decoração do quarto da criança e que exprima a sua personalidade. Pode ter a certeza que os mais pequenos vão adorar.

 



6 Comentários

  1. esther 4 de Outubro de 2012
  2. Esthersabryna Felipe 4 de Outubro de 2012
  3. Regina 28 de Agosto de 2013
  4. s 4 de Agosto de 2014
  5. Luciana 17 de Setembro de 2014
  6. Robson 12 de Novembro de 2014

Deixe o seu comentário

Nome : Email :