Decoração com Tapetes e Carpetes Tipos de Carpetes Tipos de Tapetes

Carpetes e tapetes para exterior

O uso de tapetes e carpetes não tem de estar confinado apenas ao interior da sua casa. Usar tapetes para exterior pode ser um bom cartão de visita para os seus convidados, trazendo elegância e cor para todas as zonas exteriores de convívio. Embora a maioria dos tapetes e carpetes não sejam confecionados para suportar condições exteriores como chuva, sol intenso e temperaturas oscilantes, os tapetes especialmente feitos para exterior conseguem superar estes elementos e complementar a decoração de pátios, decks ou até mesmo varandas.

Carpetes e tapetes para exterior e para todos os gostos


Os tapetes para exterior estão disponíveis nos mais variados tamanhos, cores, estilos e até preços. A difícil tarefa de escolher o que mais se adapta para aquilo que pretende, torna-se mais simples se já tiver uma ideia precisa das necessidades do espaço, assim como das principais características que o tapete ou carpete deve ter.

Uma vez definas as funções do tapete que quer, a próxima etapa é optar pelo tamanho adequado. Torna-se fundamental saber as medidas exatas onde o tapete irá ser colocado, ou arrisca-se a adquirir o tamanho errado. Lembre-se que quando maior for o tapete, mais elevado será provavelmente o preço. Se o orçamento não for problema, pense em adquirir um tapete de elevada qualidade, uma vez que ao estar no exterior terá de ser bastante durável.

Em seguida, escolha a cor do tapete ou carpete que pretende. As carpetes e tapetes para exterior existem nas mais diferentes tonalidades, desde as cores mais claras, como beije, até às cores mais escuras, como o preto. Lembre-se que este tipo de tapetes é feito a pensar nas rigorosas condições atmosféricas a que poderá ser submetido, inclusive o desgaste da cor pelo sol. No entanto, acabam sempre por perder um pouco de cor ao longo dos anos, sendo as cores terra e mais claras as que se mantém inalteradas por mais tempo.

Depois de já ter tomado a decisão quanto a tamanho, cor e funcionalidade do tapete ou carpete, o próximo passo é escolher o formato. Os formatos básicos da maioria dos tapetes e carpetes exteriores são ovais, rectangulares, redondos ou quadrados. Tudo depende dos seus próprios gostos pessoais, da função e localização do tapete. Os formatos mais populares são os rectangulares e os quadrados, uma vez que se adaptam bem a quase qualquer tipo de situação.

Por último, é preciso definir o estilo dos tapete ou carpete. Pode escolher desde o mais moderno, ao mais tradicional, mas deve sempre ter em atenção a decoração do espaço envolvente, assim como a qualidade dos materiais com que é confecionado. Lembre-se que a opção mais viável para o exterior é escolher tapetes de fibras sintéticas como o polipropileno, bastante resistente a humidade e nódoas. As carpetes e tapetes para exterior feitos com fibras sintéticas são muito resistentes e duráveis, para além de serem fáceis de lavar e de secarem rapidamente. Lembre-se no entanto, que apesar de muito resistentes deve sempre secá-los se estiverem muito ensopados, de forma a evitar danos no tapete e no próprio pavimento em que estão localizados.



4 Comentários

  1. Francisca Helia Ferreira 1 de Dezembro de 2012
  2. Francisca Helia Ferreira 1 de Dezembro de 2012
  3. Francisca Helia Ferreira 1 de Dezembro de 2012
    • Joao Lourenco Sales 1 de Dezembro de 2012

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.