Decoração com Tapetes Tipos de Carpetes

Como comprar a carpete mais adequada para a sua casa

A sua casa é muito mais que as simples quatro paredes que a cercam. É um local acolhedor e convidativo em que todos os pormenores decorativos têm importância e lugar de destaque. Muitas pessoas esquecem-se que o tecto e o chão da casa são também determinantes para criar um ambiente agradável e harmonioso.

Para embelezar o chão nada melhor que uma bonita carpete que se destaca pela sua cor arrojada ou materiais luxuosos, mas que também torna a superfície debaixo dos nossos pés bem mais confortável ao pisar e caminhar.

No entanto, comprar a carpete mais adequada nem sempre é tarefa fácil. No mercado existem diversos modelos dos mais variados materiais e cores por onde escolher. A carpete perfeita para a sua casa não se deve basear apenas na aparência, mas também garantir que o piso se mantém seguro e confortável de forma a mimar os seus sentidos.

Aqui ficam algumas dicas para ajudar na altura de comprar a sua carpete.

1) Tenha em conta o espaço disponível e a sua função


Como acontece durante a escolha do mobiliário para a decoração da casa, um dos pormenores a que deve prestar mais atenção quando está a escolher a carpete é a zona em que esta irá ser colocada. Zonas de maior tráfego exigem materiais e cores mais resistentes, o que muitas vezes está directamente ligado com a qualidade das suas fibras e também o seu preço. Na sala de estar pode optar por uma carpete de lã, pois geralmente é um material de elevada qualidade. Em zonas de passagem, como corredores e a entrada da casa pode optar por carpetes feitas de materiais menos nobres ou até sintéticos. Apenas tenha o cuidado de tirar correctamente todas as medidas do espaço, de forma a mais tarde não ter surpresas desagradáveis na hora de colocar a carpete no chão.

 

2) Verifique sempre a qualidade e a forma como a carpete é feita

Existem tantas variedades de materiais disponíveis hoje em dia que o que aconselhamos é que dedique algum tempo a uma boa pesquisa acerca deste assunto e que verifique qual a que se adequa melhor ao que pretende, antes de sair para escolher uma carpete. Lembre-se que o preço nem sempre deve ser o factor determinante na escolha. Embora escolher uma carpete mais barata possa ser uma tentação difícil de resistir, a verdade é que a qualidade paga-se. Será que compensa comprar uma carpete mais barata, mas de fraca qualidade? Pense nesta compra como um investimento mais durável a longo prazo.

 

3) Certifique-se que a cor e o design da carpete estão em sintonia com a decoração

A cor e design da carpete que vai escolher devem combinar com a decoração que já se encontra no interior da divisão. Se a decoração do espaço for mais orientada para um estilo minimalista, então a escolha mais indicada recai sobre uma carpete de cores mais suaves ou sóbrias, como tons de brancos, cremes ou até cores mais escuras como castanhos e pretos. Tons de vermelho mais escuros combinam na perfeição com decoração mais romântica, enquanto verdes apelam à natureza e frescura. Cores mais claras acentuam a iluminação da divisão e dão a ilusão de uma divisão mais ampla.



Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.