Decoração com Tapetes Decoração com Tapetes e Carpetes Tipos de Tapetes

Como escolher um tapete de entrada

Os tapetes de entrada são fundamentais à porta das nossas casas, ou até mesmo nas entradas de empresas, pois absorvem grande parte da sujidade que de outra forma entraria na habitação e seria atraída para os móveis. O tipo de tapete que escolhemos depende de determinado número de fatores e critérios. É preciso ter em conta a quantidade de pessoas que entra e sai, assim como alguns aspectos decorativos. A localização da própria porta é também importante para saber com que tipo de material o tapete de entrada deverá ser feito, uma vez que uma porta com acesso direto ao exterior requer que o tapete de entrada seja impermeável e mais resistente a condições climatéricas adversas.

Faça um plano


Antes de comprar um tapete de entrada determine qual é a função do tapete. O tapete de entrada destina-se unicamente a ser funcional e a remover sujidade e poeiras dos sapatos antes de entrar em casa? Ou por outro lado, a sua função também é decorativa, devendo por isso ter uma cor ou padrão distinto? Vai estar localizado no interior ou no exterior da habitação? Responder a todas estas questões é fundamental para saber com exatidão qual o tipo de tapete mais adequado. Considere adquirir um tapete mais decorativo para tornar a entrada da porta mais acolhedora para familiares e amigos.

Outro fator importante a ter em conta é o orçamento disponível para adquirir o tapete. Estabeleça o limite de preço que está a pensar pagar e seja firme na sua decisão. Estão disponíveis no mercado tapetes de entrada para todos os preços e bolsas. Por isso, estabelecer um orçamento vai permitir, inclusive, que poupe dinheiro ou impedir que faça compras precipitadas.

Tire as medidas exatas do espaço em que o tapete vai ficar localizado para saber qual o tamanho de tapete de entrada a adquirir. Portas mais largas pedem tapetes de entrada de maiores dimensões.

Os tapetes de entrada podem ser feitos de materiais como vinil, lã, materiais naturais, borracha, relva artificial, entre outros. Escolha um tapete de entrada feito de polipropileno, se precisar de um tapete feito com um material mais durável. São ideais para zonas de maior tráfego, pois são muito fáceis de limpar e manter. Para entradas muito usadas por crianças e pessoas mais idosas opte por um tapete em borracha, pois é mais seguro e não desliza, mesmo depois de molhado.

Escolha o estilo de tapete

Coordene a cor do seu tapete de entrada com as cores de sua casa. Não é muito importante se o seu tapete é trançado, de que material é feito, se tem franjas, ou se é colorido, o fundamental é que o tapete de entrada reflita o seu gosto pessoal. Certifique-se no entanto, que o tapete é o mais adequado para a função que vai desempenhar, ou corre o risco de ser pouco durável ou até mesmo ser mais propício à ocorrência de acidentes.

Inevitavelmente, o tapete de entrada vai acabar por ficar sujo e precisar de alguma limpeza. Não escolha um tapete que se desgaste neste processo.

Depois de ter definido todos estes critérios importantes para adquirir um tapete de entrada adequado, basta dirigir-se a uma loja e fazer a compra. Lojas mais direcionadas para produtos de jardim ou bricolagem têm uma vasta selecção de tapetes de entrada para exterior, enquanto lojas mais dedicadas aos aspectos da decoração têm tapetes de entrada de materiais mais suaves e mais decorativos. Basta escolher um tapete de entrada que mais se adequa a cada situação.



5 Comentários

  1. Maria Helena Marques Lopes 28 de Fevereiro de 2012
  2. Vilma Oliveira 21 de Fevereiro de 2013
  3. Oswaldo Cortes Filho 22 de Julho de 2013
  4. Carmen Catelli Amaral 2 de Setembro de 2013
  5. Evani Ramos 14 de Novembro de 2013

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.