Limpeza de Tapetes Tipos de Tapetes

Como prevenir a perda de pêlo em tapetes de lã

Alguns tapetes de lã têm tendência para perder algum pêlo, especialmente quando são ainda novos. No entanto, dependendo da forma como foram feitos, este tipo de desfiar e perda de pêlo pode continuar com o constante uso e não apenas numa fase inicial.

A questão que se coloca é se é possível evitar que os tapetes de lã percam pêlo. A resposta é simples: não, infelizmente não é possível evitar este fato. A perda de pêlo inicial de um tapete moderno e novo é consequência direta de se usar um material natural, com fibras relativamente pequenas, para criar linhas mais longas que vão ser usadas para tecer o tapete. É por isso frequente que algumas destas fibras se soltem, consoante a intensidade do tráfego e o constante pisar do tapete. Uma forma de abrandar esta perda de pêlo é colocando uma boa proteção no verso do mesmo, de forma a absorver parte do impacto ao caminhar.

Normalmente um tapete de lã de maior qualidade deixa de perder pêlo ao fim de alguns meses. Contudo, se esta perda persistir ao fim de, por exemplo, 6 meses, então o problema reside mesmo na qualidade do tapete. Certifique-se por isso se o tapete está abrangido por algum tipo de garantia e quais as condições desta.

Reduzir a perda de pêlo num tapete de lã


Antes de mais, se a perda de pêlo lhe parecer excessiva, procure a assistência do fabricante e da loja onde o adquiriu e transmita-lhes as suas preocupações. Não espere até que seja tarde demais, ou corre o risco do tapete ficar irremediavelmente danificado. De seguida, coloque o tapete de lã numa zona da casa em que haja menor passagem de pessoas ou onde seja menos pisado, de forma a tentar reduzir esta perda.

Tenha também em conta, que ao contrário do que se pensa, nem todos os tapetes são feitos a pensar no seu uso exclusivo no chão. Muitos tapetes são concebidos como tapeçarias para pendurar em paredes, especialmente os que são produzidos à mão. Estes tapetes não devem, por isso, ser vendidos para uso no chão. Informe-se bem das características do tapete e da recomendação de utilização antes da sua aquisição.

Limpeza

Qualquer tipo ou método de limpeza é desaconselhado, à excepção de um aspirador de baixa pressão, para limpar um tapete de lã com perda acentuada de pêlo. No entanto, continua a ser fundamental que o tapete seja regularmente limpo, ou corre-se o risco dos pêlos soltos começarem a acumular sujidade e poeiras na superfície do tapete.

Os tapetes de lã são muito resistentes e podem durar por vários anos, mesmo quando estão em locais de grande passagem de pessoas, como na porta da frente da sua casa. Contudo, essa resistência não significa que não exista perda de pêlo progressiva, sendo fundamental que escolha o local mais apropriado da casa para os colocar, consoante esta perda.

Limpeza a vapor também é uma excelente opção para limpar tapetes de lã. No entanto, prefira recorrer a uma empresa ou profissional especializado neste tipo de serviços para ter a certeza que consegue os melhores resultados sem que o tapete perca muito pêlo. Os sistemas de limpeza a vapor caseiros podem deixar tapetes de lã demasiado encharcados, para além de poderem deixar resíduos de sujidade, acabando por ficar com os tapetes mais sujos que inicialmente.



Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.