Decoração de Casas

Cores e psicologia: 6 formas de as usar na sua casa

Quando pensa em decorar a sua casa há muito mais a ter em conta do que unicamente a estética e a compra de elementos decorativos. A cor é uma ferramenta poderosa, que quando usada da forma certa pode mesmo inspirar emoções, criar ilusões e alterar por completo todo o ambiente de um determinado espaço.

Especialmente quando utilizada na pintura interior e exterior, a psicologia das cores é uma ótima maneira de criar uma atmosfera acolhedora e bonita.

Vamos então conhecer algumas formas de usar as cores na sua casa.

 

1.) Com a utilização de cores mais suaves e luminosas vai conseguir facilmente criar a ilusão de um espaço mais aberto e de maiores dimensões numa divisão pequena. Contudo, evite o uso exagerado do branco, pois este não é tão eficaz como outro tipo de cores tais como o amarelo ou o laranja, por exemplo.

2.) Seja ousado na cozinha e crie um ambiente de abrir o apetite com paredes pintadas de vermelho. Esta é uma cor conhecida por estimular o apetite à maior parte das pessoas, por isso é ideal para se usada num espaço de refeição.  O vermelho pode também ser usado nos armários da cozinha ou ser combinado com cores mais neutras como o branco e o bege.

 

 

3.) Aqueça o ambiente da sua casa no inverno com cores quentes e acolhedoras, como os vermelhos, os laranja e os amarelos. Estas cores vão tornar a sua casa mais alegre e convidativa, tanto no interior como exterior.

4.) Ao contrário, arrefeça a casa no verão através do uso de cores mais frias, como é o caso dos azuis, que tornam o ambiente mais tranquilo, fresco  e revigorante.

5.) Use cores relaxantes em divisões da casa que precisam de ser isso mesmo, relaxantes. Espaços como o seu quarto ou um banheiro devem ser tranquilos. Pode facilmente criar este tipo de ambiente com cores mais suaves nas paredes, como é o caso de tonalidades de azul mais suave, verde ou lavanda, cores que trazem calma e paz de espírito a estes espaços de refúgio. Ao usar esta técnica lembre-se que quanto mais escuro o tom utilizado, mais evidente será o efeito.

6.) Mantenha-se afastado do vermelho se tem pressão arterial elevada. Embora possa aumentar o apetite na sua cozinha, tons escuros de vermelho estão muitas vezes associados com pressão arterial elevada e irritabilidade, quando utilizados noutras divisões da casa. Se realmente quiser optar por paredes mais escuras na decoração de outras divisões da casa, então as tonalidades mais indicadas são as mais frias e não as mais quentes, como é o caso do vermelho.

 

 

Estas são apenas algumas das formas de transmitir sensações e inspirar emoções através da decoração das paredes de uma casa. Num próximo artigo iremos falar mais um pouco sobre este tema da psicologia das cores, dando-lhe outros exemplos de como revigorar a decoração da sua casa. Inspire-se!



7 Comentários

  1. Danilo Rocha 8 de Maio de 2012
  2. Alzira Da Silva Raymundo 8 de Maio de 2012
  3. Andrelize Ritzmann 3 de Outubro de 2012
  4. Andrelize Ritzmann 3 de Outubro de 2012
  5. Ester Mariza Cordeiro Vaz 26 de Dezembro de 2012
  6. Fala sério 20 de Janeiro de 2013
  7. Jonas Da Sueli Amaral 4 de Julho de 2014

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.