Os tapetes orientais sempre foram um acessório muito utilizado para conseguir ambientes luxuosos na decoração de interiores. São tapetes considerados como um valioso investimento, quando são autênticos e mais antigos, tornando-se ainda mais belos com o passar dos anos.
Este tipo de tapetes existem numa enorme variedade de estilos e tamanhos que se adaptam às dimensões de cada divisão da casa, estando disponíveis também tapetes orientais com que pode decorar, inclusive, corredores e escadas da sua habitação. Entre os padrões mais populares e utilizados na decoração de interiores encontramos os florais, os padrões geométricos, motivos de paisagens do seu local de origem e até tribais, remontando à identidade de quem os fez.
Projetar a decoração com tapetes orientais em mente é uma tarefa relativamente simples. O essencial é que a escolha pelo tapete oriental perfeito para cada espaço esteja de acordo com a restante decoração e com os próprios gostos e preferências do proprietário.
Se está a decorar uma divisão de raiz, então a melhor opção neste caso é começar pela escolha do tapete e combinar toda a restante decoração em torno deste. Os tapetes orientais são acessórios decorativos bastante marcantes, podendo por vezes ser difícil de conjugar com decorações já existentes e também elas de um estilo mais imponente ou chamativo. A escolha dos tapetes em primeiro lugar para cada divisão vai possibilitar-lhe criar áreas distintas para determinadas funções, como uma zona de refeições ou zona de convívio. Ao escolher primeiro os tapetes vai também limitar as cores e padrões que vão ser usadas em toda a decoração, uma vez que estes elementos também devem combinar com os tapetes orientais que previamente adquiriu. Lembre-se que na maioria dos casos é mais fácil encontrar mobiliário e acessórios que combinem facilmente com um tapete oriental do que vice-versa.
É fundamental que tire as medidas correctas do espaço disponível em que irá colocar os seus tapetes orientais, de forma a evitar “surpresas” desagradáveis após a sua compra. Estabeleça diversas medidas possíveis para cada espaço, de forma a alargar as suas hipóteses de escolha. Se o tapete oriental ficar localizado por baixo de um móvel de maiores dimensões, como uma cama ou uma mesa de jantar, lembre-se que o desenho central não irá ficar visível. Nestes casos a melhor opção será escolher um tapete oriental com bonitos desenhos a toda a volta e não apenas no centro.
Escolher a cor certa também é um fator crítico para a decoração ser um sucesso. Sempre que possível leve consigo amostras de tecido ou da cor da decoração do espaço a decorar quando for procurar por tapetes orientais nas lojas especializadas. Em alternativa, pode também pedir algumas amostras dos tapetes, cores e padrões para levar consigo, de forma a facilitar a sua escolha quando as confrontar com a restante decoração.
Em relação ao design do próprio tapete oriental, pode optar por diferentes estilos. Um estilo mais comum de padrão geométrico e linhas direitas, combina na perfeição com ambientes mais informais e clássicos. Um padrão geométrico mais ousado, pode também ser combinado com uma decoração mais moderna, desde que tenha o cuidado de não adicionar mais padrões diferentes ao mesmo espaço. Por outro lado, tapetes orientais com design mais contemporâneo são apropriados para estilos de decoração de interiores modernos e atuais.
MARAVILHAS