Decoração com Tapetes Decoração com Tapetes e Carpetes

Dicas para a decoração com tapetes

Decorar a casa com tapetes é uma das formas mais rápidas e económicas de renovar e revitalizar a decoração de uma divisão. Se concorda, mas não sabe por onde começar ou como encontrar o tapete perfeito para decorar aquele quarto que precisa de um novo look, então confira as nossas dicas e siga as nossas sugestões.

Investimento


Decida quanto está disposto a investir no tapete, tanto a nível financeiro, como emocional. Pretende adquirir um tapete que apesar de caro é um bom investimento futuro e que terá sempre lugar garantido em qualquer estilo de decoração? Ou é uma pessoa que gosta frequentemente de renovar a decoração da casa ( tapetes incluídos)? No caso de saber que vai mudar de tapete num futuro próximo, então talvez seja aconselhável estabelecer um orçamento mais modesto para a sua compra.

Tamanho

Tenha alguma prudência em relação ao tamanho do tapete. Lembre-se de deixar algum espaço livre entre o tapete e a parede para facilitar, por exemplo, a abertura de portas ou de armários. Se o tapete ficar por debaixo da mesa da sala de jantar, tenha em consideração que vai ter de deixar algum espaço extra para que as cadeiras assentem confortavelmente sobre o tapete, mesmo quando estiverem a ser utilizadas. Desta forma você e os seus convidados irão ficar mais confortáveis. Este espaço extra vai também impedir que o tapete se enrole nas cadeiras e nos pés das pessoas.

Cores e padrões

Se a decoração do ambiente, para o qual está a pensar adquirir o tapete, já possuir demasiados padrões e cores diferentes o aconselhável é que o tapete que escolha seja mais discreto, de uma cor sólida ou com um padrão muito pequeno. Se o caso for exactamente o oposto, então o mais aconselhável é optar por um tapete com um padrão mais arrojado que traga mais vida e interesse ao espaço.

Se o tapete ficar localizado numa zona de maior tráfego ou maior ocorrência de sujidades, então opte por tapetes com padrões e cores que se assemelhem a esta sujidade como cremes ou castanhos.

Foco de atenção

Se o que pretende é um tapete discreto que complemente a decoração de determinado espaço, então opte por um de cor sólida e que combine com a restante decoração envolvente, mas sem se destacar. Se por outro lado pretende que o tapete seja o foco de atenção da divisão, então não hesite. Neste caso dê preferência a tapetes de cores e padrões bastante arrojados, de forma a sobressaírem no meio do restante mobiliário e acessórios da divisão.

Mais do que um tapete

Se o espaço que tem disponível é suficientemente grande para permitir o uso de dois tapetes no mesmo ambiente, então opte por escolher tapetes cujas cores se complementem. Não precisam de ser tapetes exactamente iguais, mas convém que estejam em harmonia com as cores do ambiente. Para criar mais interesse na decoração pode optar por combinar também tapetes de diferentes formatos ou tamanhos.

Textura

Os tapetes são também uma excelente forma de conferir mais textura à decoração de uma divisão. Mas alguns tapetes com muita textura, como é o caso de tapetes de sisal, mancham com facilidade e as manchas podem até tornar-se permanentes. Por esta razão estes tapetes podem não ser a melhor escolha para um espaço familiar.



2 Comentários

  1. penha campos 21 de Junho de 2012
  2. edna 29 de Agosto de 2012

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.