Decoração de Casas

Dicas para pintar uma parede em destaque

Pintar as paredes todas de uma determinada divisão do apartamento pode ser uma tarefa dispendiosa e cansativa, nem sempre acessível a todas as bolsas. Sem dúvida que é uma forma de conseguir transformar a atmosfera e a decoração de um ambiente, mas um efeito semelhante também é possível se apenas se dedicar a pintar uma parede em destaque. Para além de tudo é também bastante mais económico e rápido que a primeira opção mencionada.

Pintar apenas uma parede, num tom diferente da cor predominante na divisão, ou até mesmo de uma cor completamente distinta vai adicionar algum interesse visual a um espaço, que até então podia ser um pouco monótono.

Vamos então conhecer algumas dicas simples para pintar uma parede em destaque.

 

 

Escolha da parede adequada


Assim como a escolha da cor mais apropriada é importante para conseguir uma decoração harmoniosa, também a escolha da parede que deverá ficar em destaque é fundamental. Deve escolher a parede que por si só já é o foco de toda a divisão. É o caso, por exemplo, de uma parede com lareira, com um traço arquitetónico distinto, com uma janela de maiores dimensões ou contra a qual irá colocar uma peça de mobiliário mais vistosa ou imponente.

Na escolha da parede mais adequada é também importante que tenha em consideração a forma como planeia decorar a divisão e a parede em causa. Por exemplo, tem muitas molduras e quadros de maiores dimensões que gostaria de usar para decorar as paredes adjacentes? Se a resposta a esta pergunta for sim, então o ambiente pode tornar-se demasiado cheio e com um aspeto desorganizado, uma vez que existem demasiados elementos de decoração a competir por destaque. Se quer destacar uma parede, então as que ficam em seu redor devem ser mais sóbrias e menos cheias.

 

 

 

Escolha a cor certa e o padrão

Depois de já ter decidido qual a parede mais indicada para dar o toque de destaque que a divisão precisa, então é chegada a altura de saber qual a cor mais adequada para a pintar.

Se está a pensar optar por pintar a parede em destaque de uma cor sólida e sem recurso a padrões, então a melhor opção é escolher uma tonalidade mais escura, mais vibrante ou intensa que a cor utilizada nas restantes paredes. Outra opção para destacar uma parede é escolher cores opostas, mas que ainda assim combinem bem entre si e tornem o espaço harmonioso e equilibrado. Por exemplo, uma parede em destaque de cor vermelha e as restantes de um creme claro e mais sóbrio é  uma excelente combinação.

Se pretender criar maior dramatismo na divisão pode escolher um padrão para a parede em destaque, em vez de apenas escolher uma cor sólida. A forma mais simples é adquirir um stencil pintando, desta forma, o padrão que deseja na parede. Outra forma eficaz é adquirir papel de parede à sua escolha e usa-lo para decorar a parede em destaque. É também muito simples de colocar e embora possa ser um pouco mais dispendioso que a tinta, o efeito final fica também muito bonito na decoração de qualquer divisão.

 

 

 

 



11 Comments

  1. Glória Vilaça 18 de Maio de 2012
  2. Elisabeth P. S. Coutinho 18 de Maio de 2012
  3. Roberta Monteiro Teixeira 18 de Maio de 2012
  4. Michel Thiel 19 de Maio de 2012
  5. Alzira Da Silva Raymundo 19 de Maio de 2012
  6. Katia Mota 19 de Maio de 2012
  7. paulo de tarso 20 de Maio de 2012
  8. Albertina almeida 22 de Maio de 2012
  9. filomena 6 de Junho de 2012
  10. PatBrito 7 de Julho de 2018
  11. Neo pintura residencial 27 de Agosto de 2019

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.