Decoração com plantas Decoração de Casas

Plantas para decoração: cuidar nas férias

Com o verão chega o merecido tempo de descanso e as tão aguardadas férias. Mas certamente não quer passar todo o verão preocupada em saber como estão as suas plantas em casa, em vez de se divertir e aproveitar os longos dias de calor e praia. As férias devem ser um período relaxante e preocupar-se com as suas plantas pode dar grandes dores de cabeça. A maioria das plantas consegue sobreviver bem no apartamento pelo menos duas semanas, desde que lhes proporcione todas as condições para aguentar a sua ausência mais prolongada.

Neste artigo vamos mostrar-lhe métodos simples e eficazes para cuidar das plantas nas férias e dar-lhes toda a água necessária para a sua sobrevivência, enquanto estiver longe de casa no Verão.

Preparação


Hoje em dia existem no mercado diversos métodos para manter as plantas saudáveis e regadas quando se encontra ausente de casa durante um período de tempo mais longo. Em alguns casos, estes novos sistemas podem durar até um mês, permitindo-lhe que vá de férias sem ter de se preocupar.

No entanto, é necessário uma pequena preparação das plantas antes de efetivamente ir de férias. Em primeiro lugar, convém deixar de adubar quinze dias antes, pois desta forma está a desacelerar o seu crescimento, o que resulta numa menor necessidade de água. Corte também todos os ramos secos e as flores. Por fim, um dia antes de ir de férias, faça uma rega intensa submergindo-as na banheira, para que a água chegue ao caule. Escorra bem a água e de seguida aplique o sistema de rega que escolheu para manter o solo húmido durante a sua ausência.

Antes de partir lembre-se que é conveniente colocar todas as plantas, ou pelo menos as mais sensíveis ao calor, na zona mais fresca do apartamento ( a cozinha é uma excelente opção), mas certificando-se a divisão recebe um pouco de luz natural.

Sistemas de rega para as férias

A forma mais simples de cuidar das plantas no verão é adquirir um sistema de rega automático. Existem vários modelos no mercado, em lojas dedicadas à jardinagem ou até em grandes superfícies comerciais. Entre estes sistemas de auto-rega existe o Aquasolo,um sistema simples e eficaz, que oferece uma rega natural e automática das suas plantas de vaso ou de floreiras, através de um cone de cerâmica micro-porosa reutilizável. Basta colocar uma simples garrafa de plástico ao contrário no cone do sistema e a rega é feita gota a gota.

Pode também optar por sistemas de rega mais baratos e quase caseiros, como é o caso de um gel de água sólida comercializado por este tipo de lojas. Este sistema é muito cómodo, pois permite suspender a rega até um mês. São muitos simples de aplicar. Basta abrir e virar a embalagem para baixo sobre o rebordo do vaso, num buraco com 2 cm criado previamente. Com o passar do tempo o gel vai-se tornando líquido com o contato com a terra. Produtos como o suplemento de irrigação “dry water” da Rain Bird, o Aquabloc e o Chupi Plant são alguns dos exemplos deste tipo de produto. Existem em diversos tamanhos e preços.

Sistemas caseiros

Se as suas férias forem mais curtas pode optar por sistemas eficazes de rega caseiros. Pode usar. por exemplo, algodão. Coloque um recipiente com água ao lado do vaso e corte algumas tiras de tecido de algodão (um lençol velho é perfeito), de tamanho suficiente para chegarem ao vaso. Enterre uma das extremidades do tecido no vaso e a outra no recipiente com água. O líquido empapará o tecido e chegará à terra por capilaridade.

Outro método eficaz é cortar o fundo de uma garrafa de plástico, inserindo depois o gargalo na terra. Em seguida encha a garrafa com água e a planta vai absorvendo a quantidade necessária de água que precisa.

Com estas dicas cuidar das plantas nas férias é tarefa simples e sem motivo para preocupações. Tenha uma férias relaxantes e deixe as suas plantas tranquilamente em casa e muito saudáveis.



4 Comentários

  1. Lenise Costa 17 de Julho de 2011
  2. Juvita 23 de Agosto de 2011
  3. Cleide Soares 23 de Abril de 2013
  4. Rosangela Barretto 26 de Setembro de 2014

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.