Decoração com Tapetes Decoração com Tapetes e Carpetes

Tapetes orientais: cores e o seu simbolismo

Os tapetes orientais são encarados por muitos como dos mais belos e antigos tapetes do mundo. Para muitas pessoas são elementos decorativos de luxo, embora a sua origem seja mais modesta. No passado, os tapetes orientais possuíam uma forte componente artística associada à cultura do seu povo. Hoje em dia, os autênticos são reconhecidos como verdadeiras obras de arte, podendo valer milhares de euros para colecionadores.

Os padrões mais populares são os florais, embora também sejam frequentes tapetes orientais com padrões geométricos, motivos de paisagens ou tribais.

A grande popularidade destes tapetes passa em grande parte pelas cores e técnicas de tingimento utilizadas há séculos. As cores naturais que ainda hoje são usadas no Oriente são extraídas das plantas, animais e minerais presentes na natureza. Por outro lado, as cores utilizadas nestes tapetes não são usadas e escolhidas ao acaso, tendo por isso um forte simbolismo e um importante significado associado.

Algumas cores são mais utilizadas que outras conforme a região de proveniência do tapete. As cores mais comuns no Oriente são o vermelho, amarelo, verde, azul, branco e preto. Por outro lado, na Ásia Menor encontramos, além das cores mencionadas, o castanho, violeta e mais raramente o cinza. As tonalidades intermediárias são encontradas nas peças vindas do Cáucaso, Turquia e Afeganistão.

Vejamos agora, mais ao detalhe, algumas das cores utilizadas e o seu simbolismo:

  • Azul: a cor azul dos tapetes orientais é extraída da planta Índigo. O azul estava associado para os persas ao ar e simbolizava eternidade. Por outro lado, para a cultura mongol, o azul tem um significado bem diferente: força e poder.
  • Amarelo: esta cor é também reconhecida como símbolo de poder. Era retirado do açafrão e significava para os persas felicidade e riqueza. Para os chineses o amarelo surge associado à terra, fidelidade e fé.
  • Verde: é a cor sagrada islâmica e, por isso mesmo, é pouco utilizada. O pigmento utilizado para obter esta cor é retirado da espinha ou da mistura da casa da maçã vermelha ou do Indigo. O verde é considerada a cor da vida, imortalidade, sagrada para os Maometanos, rara nos tapetes Turcos até meados do século XX.  Na China, o verde é associado ao inicio da primavera e da bondade.
  • Vermelho:  o vermelho, uma das cores mais usadas na confecção destes tapetes,  está directamente ligada à alegria e à vida. Para o povo persa esta cor simboliza zelo e alegria. Enquanto que na China, esta cor está ligada ao sol e à cortesia.
  • Castanho: remete para a terra e fertilidade. É uma cor conseguida através da lã incolor do camelo. O óxido de ferro também era usado para adquirir a tonalidade pretendida. Contudo, chegaram à conclusão que o uso do óxido de ferro degradava as delicadas fibras dos tapetes, que com o decorrer dos anos acabavam por perder a sua boa aparência e ficar feias.
  • Preto: esta cor é muito pouco usada na confecção de tapetes orientais, uma vez que acreditam que traz tristeza. No norte da China, esta cor significa água de inverno e é conseguida com o óxido de ferro.
  • Branco: a cor branca simboliza o luto em parte do Oriente e por estar ligada à morte, pode também significar Paz, significado que partilha com o azul celeste.


Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.