Decoração de Casas

Uso das cores e a sua combinação na decoração: vermelho

Já alguma vez visitou a casa de uma amiga, familiar ou apenas conhecida e sentiu que era o espaço mais acolhedor e confortável em que já tinha entrado? A escolha das cores usadas na decoração é provavelmente uma das principais razões para que se tenha sentido dessa forma. A influência da cor no nosso estado de espírito é factor dominante para as sensações que a decoração provoca em nós. As cores certas e as suas combinações podem estimular e relaxar os sentidos, por isso é fundamental que tenha algum cuidado na hora de pensar em decorar a sua casa. Lembre-se sempre que a casa é o seu abrigo, refúgio e espaço de conforto por excelência.

Quer saber o que cada cor usada na decoração diz sobre si e qual a melhor forma de a usar na casa? Vamos então começar pelo significado e estímulos provocados por uma das cores que causa maior impacto e dramatismo: o vermelho.

Como escolher


De forma a encontrar o tom de vermelho mais adequado para a decoração da sua casa, mas que também se adapte aos seus próprios gostos, comece por procurar inspiração em revistas, páginas na internet e até livros. Faça a distinção entre os diversos tons que a estimulam e os que não gosta, de modo a saber quais os que melhor se adaptam à sua personalidade. Não vale a pena decorar uma determinada divisão da casa de uma tonalidade de vermelho, que por acaso é a última tendência da decoração, mas que na realidade a faz sentir-se desconfortável.

 

 

Vermelho

O vermelho é a cor perfeita para quem gosta de dinamismo na sua vida. É a cor da paixão e emoção e dificilmente passa despercebida. No entanto, não deve ser usada em excesso, sob pena de se tornar num tom demasiado agressivo. É a cor perfeita para ser utilizada num quarto onde queira transmitir muita energia ou criar um ambiente de sedução e romance.

Vermelhos de tons mais claros, como cor papoila ou cereja, podem ser usados ​​na decoração para criar uma maior sensação de vitalidade, juventude e energia. Por outro lado, os tons de vermelho mais escuros e profundos conferem maior elegância e sofisticação a qualquer espaço.

 

 

Vermelho como foco de destaque – O vermelho é uma daquelas cores que pode realmente brilhar em pequenas áreas da casa, como é o caso de salas de entrada ou corredores. Como é uma cor que tem tendência a atrair o nosso olhar, pode também ser brilhantemente utilizada como pano de fundo da decoração de qualquer divisão. Use-a em pequenos nichos, numa parede de destaque ou até no interior de armários.

Se o vermelho for a sua cor favorita – Certamente que é uma pessoa que gosta de arriscar, cheia de energia e repleta de confiança. No entanto, lembre-se que se pretende decorar com vermelho por vezes “menos é mais”. Sempre que possível dê preferência a utilizar o vermelho, por exemplo, no mobiliário como um bonito sofá, mesa, cadeiras, baús, entre outros. Pintar as paredes todas de um vermelho demasiado vibrante pode conferir um aspecto demasiado pesado à decoração. Com apenas alguns apontamentos de vermelho em acessórios decorativos como vasos, almofadas ou objetos de arte pode dar mais colorido a uma divisão e tornar toda a decoração de um espaço bem mais interessante.

Tenha ainda o cuidado de utilizar diversos tons de vermelhos e de os combinar com outras cores mais suaves, de forma a conferir maior profundidade e calor à divisão. Por exemplo, um vermelho cereja com um azul céu ou branco ou vermelho mais escuro com um bonito e sempre elegante castanho chocolate ficam sempre bem.

Seguem-se alguns exemplos que lhe podem servir de inspiração para decorar com vermelho.

 

 

 

 

 



Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.