Decoração com Tapetes e Carpetes Tipos de Carpetes Tipos de Tapetes

Carpetes modulares: vantagens e desvantagens

As carpetes modulares já se encontram disponíveis no mercado há muitos anos, no entanto, não são normalmente a primeira escolha para cobrir e proteger o chão de uma casa. Tempos houve em que eram consideradas como uma opção muito prática e bastante económica de decorar um espaço. São consideravelmente mais baratas e versáteis que as carpetes tradicionais, podendo ser totalmente personalizadas conforme as dimensões e a decoração envolvente da divisão.

As carpetes modulares são constituídas por diversas placas encaixadas e estão disponíveis numa enorme variedade de cores e padrões, sendo possível elaborar diversos desenhos e várias montagens de acordo com o gosto de quem as adquire.

Se ainda não conhece ou não sabe se as carpetes modulares são a escolha indicada para a decoração da sua casa, então fique a conhecer no nosso artigo algumas vantagens e desvantagens deste tipo de carpetes.

Vantagens das carpetes modulares


  • Uma das vantagens mais evidentes é a sua fácil instalação. Ao contrario de outro tipo de carpetes, que necessitam de uma instalação profissional e muitas vezes dispendiosa, as carpetes modulares podem ser instaladas sem ser necessário recorrer a este tipo de serviços. São instaladas com recurso a simples adesivos, podendo ser criados diversos formatos e padrões.
  • Antes da instalação não é preciso quase nenhuma preparação especial. Podem ser colocadas em qualquer tipo de piso, desde pisos de betão até pavimento laminado.
  • Os módulos são vendidos à peça e são fáceis de transportar. Por serem de dimensões mais reduzidas que uma carpete tradicional, não vai ser necessário gastar dinheiro para providenciar a entrega na sua casa.
  • Este tipo de carpetes é também mais barata que a carpete tradicional. Contudo, como acontece com qualquer tipo de tapete ou carpete, o preço varia em função da sua qualidade, existindo preços para todos os gostos. Contudo, o preço fica sempre mais em conta que uma carpete tradicional de igual qualidade.
  • Não precisa de remover o piso já existente. As carpetes modulares podem ser colocadas sobre quase todo o tipo de pisos, como é o caso de piso em madeira, cerâmico ou até em pedra.
  • Se uma parte da carpete ficar irremediavelmente manchada, pode substitui-la por outra, não havendo desta forma diferenças de cor ou desgaste provocado por uma limpeza. Se a nódoa não for muito profunda, basta separar o módulo manchado e lava-lo.

Desvantagens das carpetes modulares

  • Umas vez que são módulos, não vai obter um acabamento de uma carpete tradicional. Vai conseguir-se perceber que são peças separadas.
  • Dependendo da habilidade de quem faz a instalação, as junções entre os diversos módulos podem ser demasiado visíveis. Se as medições não forem feitas corretamente, então também pode haver problemas de desalinhamento, principalmente na junção com a parede.
  • As carpetes modulares podem ser menos duráveis que uma carpete tradicional, podendo desgastar-se rapidamente em zonas de maior tráfego.
  • Com o passar do tempo as pontas dos módulos podem começar a descolar. Uma solução para este problema é voltar a aplicar um pouco de cola ou mais adesivo, para que a carpete modular volte a aderir ao piso. A sua manutenção deve ser por esta razão mais cuidadosa.


2 Comentários

  1. Rita Alves Fujii 6 de Junho de 2012
  2. Rita Alves Fujii 6 de Junho de 2012

Deixe o seu comentário

Nome : Email :