Decoração de Casas

Como decorar um apartamento que recebe pouca iluminação natural

Se o seu apartamento dispõe de poucas janelas ou as que tem não permitem a entrada suficiente de iluminação natural, de modo a que a casa fique bem iluminada, então pode precisar de encontrar ideias para solucionar este tipo de problemas.

Muitas vezes, viver nos grandes centros urbanos é uma vantagem em diversos aspectos, mas no que toca a uma casa bem iluminada por luz natural a situação pode ser complicada, uma vez que existem inúmeros elementos como prédios altos, árvores ou outros bloqueios à entrada de luz. Por esta razão deve escolher cuidadosamente os materiais e cores dos objectos decorativos que vai utilizar para decorar o seu apartamento, de forma a tirar maior partido da luz que este recebe diariamente.

Para que o apartamento se torne mais luminoso, vamos mostrar-lhe algumas ideias simples e criativas, que lhe vão permitir desfrutar melhor da iluminação natural em qualquer divisão.

 

 

A primeira dica que lhe damos para conseguir criar mais luminosidade no interior do apartamento é dar nova vida às paredes de cada divisão. Se o espaço em questão tem tendência para manter-se mais escuro ao longo do dia, então a sua melhor opção é pintar as paredes de uma tonalidade mais clara e brilhante, como amarelo pálido, um cinza claro ou até branco. Opte ainda pelas tintas com algum brilho e não totalmente matte, pois ajudam a refletir a luz por todo o espaço.

 

 

Evite o uso de materiais muito pesados de cores escuras, como camurça ou veludo, que tornam o ambiente muito pesado e não conseguem reflectir a luz que entra na sua habitação. Em contrapartida escolha tecidos leves e naturais, como linho e algodão, de tons claros que tornam a divisão mais ampla.

 

 

No caso do piso do seu apartamento ser de uma cor muito escura, aconselhamos que use tapetes decorativos de cores mais claras. Pode também optar por colocar outro tipo de pavimento, mas esta solução fica mais dispendiosa que adquirir alguns práticos tapetes. No caso de casas alugadas, o senhorio pode até opor-se a este tipo de remodelações mais extremas, pelo que os tapetes se tornam numa valiosa “arma” para dar mais claridade a um chão escuro.

 

 

Evite decorar uma casa pouco iluminada com mobiliário de cor escura. No caso do seu apartamento já possuir este tipo de tonalidade, então pode facilmente contornar a situação colocando toalhas e tecidos mais claros no topo destes móveis escuros ou simplesmente recicla-los com uma nova pintura.

 

 

Use e abuse do uso de espelhos.Pendure um grande espelho em cada divisão, de modo a que a luz artificial e natural seja refletida por todo o espaço. É um recurso decorativo que também amplia visualmente o espaço da divisão. Pode optar, por exemplo, por substituir uma porta inteiramente em madeira, por uma alternativa com pequenos pormenores em vidro, que permitam uma melhor passagem de luz natural ou artificial.

 

 

Adicione candeeiros extra em todas as divisões do apartamento para compensar a falta de luz solar. Coloque um candeeiro em cada mesa de apoio, tanto no quarto, como na sala. Opte também por colocar alguns focos de luz direccionáveis em cada divisão para iluminar os recantos mais escuros e traga mais luz a todos os quartos através da utilização de candeeiros de pé. Escolha padrões vibrantes para os abajures e consiga um ambiente único e original na decoração do seu apartamento.



10 Comentários

  1. Maria Isabel Monteiro Horta 20 de Junho de 2012
  2. Zuleide Freire Zuleide 21 de Junho de 2012
  3. Milly Barreiros 21 de Junho de 2012
  4. Luiz Fernando Gaeversen 24 de Junho de 2012
  5. Maria Lucia 25 de Junho de 2012
  6. Eliane Nogueira 26 de Junho de 2012
  7. Nelson Valente 26 de Junho de 2012
  8. Augusto Cesar 28 de Junho de 2012
  9. Marina Pancas 17 de Fevereiro de 2014
  10. PORTELLA 7 de Junho de 2016

Deixe o seu comentário

Nome : Email :