Decoração de Casas

Como se preparar para uma renovação do apartamento

Uma renovação do apartamento é um passo importante e que deve ser cuidadosamente ponderado pelos proprietários.  Antes de levar a cabo mudanças consideráveis na decoração do seu apartamento é preciso efetuar um planeamento cuidado e analisar algumas questões importantes que podem vir a evitar erros desastrosos e possibilitar-lhe fazer melhor escolhas.

Uma renovação bem conseguida, não só torna o apartamento mais bonito e ao seu gosto pessoal, como também lhe atribui maior valor, caso um dia o pense vender. Por isso, vamos analisar algumas questões importantes, antes de se dedicar a esta tarefa.

Quanto tempo planeia viver no apartamento após a renovação?

Quanto mais tempo estiver a planear viver no apartamento, então mais criativo pode ser. No entanto, se pelo contrário está a planear vender a casa nos próximos anos, tenha sempre em conta a visão dos potenciais compradores nas escolhas que faz para a renovação do apartamento. Neste caso prefira decorar com cores suaves, pelo menos nas mais comuns e frequentadas por todos, como é o caso do banheiro e da cozinha.

São mudanças radicais ou apenas estéticas?

Não existe nenhum problema em fazer pequenas mudanças, uma de cada vez, mas pense também no resultado a longo prazo. Pense na renovação como um todo, em que cada elemento precisa de combinar com os restantes ou corre o risco de o resultado final ficar pouco harmonioso.

Está preparado para o caos das obras?

Seja realista em relação ao tempo que uma renovação pode levar. Algumas renovações podem durar meses, por isso precisa de estar preparado para o caos que se irá gerar e com o facto de poder ficar privado de utilizar algumas divisões da casa, como o banheiro, a cozinha ou até um quarto. Uma das questões mais importantes a colocar ao empreiteiro é qual o prazo previsto para a renovação ficar pronta. Irá ficar surpreendido com a rapidez com que uma semana acaba por se tornar em um mês.

A renovação está de acordo com o estilo do apartamento?

Todas as mudanças feitas no interior do apartamento devem refletir o que os futuros compradores da sua casa vão esperar ver apenas por observar o seu exterior. Se mora num apartamento de exterior moderno, não faz sentido ter uma decoração demasiado antiquada e clássica. Do mesmo modo, quem olha para um prédio histórico, está à espera de encontrar elementos históricos no seu interior também, como um chão em madeira nobre, por exemplo, e não um pavimento laminado. Mantenha-se fiel aos detalhes.

Está a pensar fazer alguma coisa sozinho?

Somos adeptos do “faça você mesmo”, mas no caso de mudanças tão drásticas como a renovação do apartamento, por vezes é melhor jogar pelo seguro e contratar profissionais especializados na área. As obras do apartamento podem levar meses e para quem já possui um trabalho diário, o processo torna-se ainda mais cansativo. Deposite a sua total confiança num empreiteiro responsável e não se preocupe mais com a renovação do apartamento.



Deixe o seu comentário

Nome : Email :