Decoração de Casas Decoração de Quartos

Como transformar o sotão num quarto de casal

Se possui um sótão na sua casa, então saiba que converte-lo numa divisão funcional pode ser uma das formas mais rentáveis ​​de adicionar valor a um imóvel e de lhe trazer mais espaço.

O sótão é também um local bastante intimista, romântico e que lhe permite bastante privacidade, sendo por isso uma boa escolha para decorar como quarto de casal.

Por isso, se quer transformar um sótão num bonito e elegante quarto de casal, então confira as nossas próximas dicas.

 

 

Embora a ideia de ter um espaço privado no sótão seja tentadora, a verdade é que pode não ser a melhor opção para todas as pessoas. Certifique-se que está pronto para deixar de dormir no andar principal. Ainda que muitas pessoas apreciem a serenidade e calma de poder relaxar e dormir no andar superior de uma casa, a verdade é que para outras a ideia de ter de subir e descer escadas constantemente e estar longe das principais divisões da casa é uma ideia que não agrada. Por isso, antes de se dedicar à tarefa de decoração de um quarto no sótão, tenha em mente que vai ter de estar disposto a superar estes desafios.

 

 

O próximo passo é analisar cuidadosamente o projeto de decoração, de forma a avaliar qual será o seu custo, o que será necessário alterar e, acima de tudo, o trabalho que lhe vai dar transformar o sótão num quarto de casal funcional. No caso de uma casa mais antiga, mudanças estruturais podem ser necessárias, assim como alterações na canalização, sistema de aquecimento e arrefecimento, entre outros pormenores. Procure por ajuda de um empreiteiro ou profissional na área da construção ou decoração para avaliar em concreto o valor dos custos e respectivos prazos  na renovação da divisão. Lembre-se que transformar um sótão numa divisão funcional pode adicionar mais valor à sua casa, pelo que este projeto deve ser encarado também como um investimento a longo prazo e não apenas como um custo.

 

 

O mobiliário essencial ( dependendo do espaço disponível) para decorar esta divisãoserá uma cama grande, um roupeiro, uma cómoda e mesas de cabeceira para o casal poder guardar as suas coisas ou pertences pessoais. Pode ainda adicionar um espelho numa das paredes, pois este irá criar a ilusão de um espaço mais luminoso e de maiores dimensões. Tire também partido do sótão estar no topo da casa para conseguir trazer para o seu interior bastante iluminação natural.

 

 

O sótão é um espaço formidável por muitas razões. Um dos factores que o torna tão bonito e invulgar são as linhas arquitectónicas deslumbrantes no telhado, que por sua vez formam o tecto do quarto. Dê destaque a estas linhas já presentes e preocupe-se em acentua-las com cores fortes ou materiais como madeira, de forma a criar um efeito visual mais marcante. No caso dos sótãos pequenos, opte por cores mais suaves e neutras que ampliam o espaço. No caso de um sótão de maiores dimensões e bem iluminados pela luz natural, então pode optar por destacar estas linhas com cores mais escuras, transformando-as num dos focos principais do quarto em paralelo com a imponência de uma cama.

 



6 Comentários

  1. Maria Helena Gonçalves 22 de Junho de 2012
  2. Celia Nunes 22 de Junho de 2012
  3. Milly Barreiros 24 de Junho de 2012
  4. Kelly Silva 25 de Junho de 2012
  5. Rafael S. Cruz 10 de Julho de 2012
  6. Artemiza Mary de Barros 30 de Maio de 2013

Deixe o seu comentário

Nome : Email :