Decoração com Tapetes Decoração com Tapetes e Carpetes Tipos de Carpetes

Cuidados a ter na instalação de carpetes

Escolher decorar a casa com bonitas carpetes de cores e padrões arrojados ou suaves é uma boa aposta para quem pretende um espaço mais aconchegante e confortável. A instalação de carpete em determinada divisão da casa vai também transformar toda a decoração desse ambiente,  entre outras inúmeras vantagens como isolamento acústico e de temperatura ou prevenção contra quedas.

Com inúmeros modelos de carpetes disponíveis no mercado, a simples tarefa de escolher a carpete indicada para uma determinada divisão da casa pode tornar-se num verdadeiro pesadelo. Felizmente, os progressos da tecnologia dos últimos anos têm vindo a possibilitar a confecção de carpetes de cada vez melhor qualidade, acabando por facilitar em muito a nossa escolha. Contudo, mesmo depois da escolha da carpete perfeita é preciso pensarmos nos diversos cuidados necessários para a sua correta instalação.

Muitos proprietários optam por recorrer a profissionais especializados para a instalação das suas carpetes. Mas uma carpete de qualidade é um investimento e, por essa razão, você quer ter certeza de que a instalação é bem feita e que vai ter longos anos de utilização sem enrugar, desfiar ou rasgar.

Mas se não faz ideia dos cuidados que deve ter aquando da instalação de carpetes não se preocupe, pois neste artigo vamos dar-lhe algumas orientações acerca dos pontos a que deve prestar atenção. Destacamos os seguintes pontos:

  • Não tenha receio de colocar questões. Quer pense instalar a carpete por si próprio ou contratar a ajuda de profissionais especializados neste tipo de serviços, é fundamental que se preocupe em colocar todas as questões e peça informações acerca de todos os detalhes de como será feita a instalação da sua carpete.
  • Certifique-se que remove todos os móveis da divisão antes de iniciar a instalação. Converse previamente com quem irá colocar a carpete para saber quem ficará responsável por essa tarefa.
  • Não se esqueça que para a carpete ficar instalada nas melhores condições, também o piso onde irá ser colocada precisa de estar perfeito. Este só deverá ser considerado pronto para ser revestido quando estiver plano, firme, estável e limpo. As irregularidades devem ser corrijidas antes da colocação da carpete.
  • Verifique cada detalhe da carpete antes de iniciar a sua instalação. É o mesmo produto e cor que você comprou? Não tem defeito? Por vezes até durante o transporte para o local da instalação podem ocorrer pequenos acidentes que danificam irremediavelmente a sua beleza.
  • Exija a paginação de colocação e certifique-se de onde vão ficar as emendas e se essas não ficam em áreas de maior tráfego.
  • Sempre que possível opte por colocar feltro ou espuma debaixo da carpete, pois estes aumentam o conforto e a durabilidade da mesma.
  • Se a instalação da carpete coincidir com outro tipo de obras efetuadas na divisão, como pinturas, colocação de gesso, etc, lembre-se de deixar a instalação da carpete apenas para o fim, de modo a não correr o risco que esta fique danificada.
  • No final da instalação da carpete nunca se esqueça de verificar se a colocação ficou de acordo com o que esperava. Mencione sempre eventuais defeitos visíveis de colocação. Eles não vão desaparecer com tempo e podem até vir a piorar consideravelmente com o uso.


1 comentário

  1. Milly Barreiros 6 de Abril de 2015

Deixe o seu comentário

Nome : Email :