Decoração com Tapetes Decoração com Tapetes e Carpetes

Decoração de interiores com tapetes orientais

Os tapetes orientais sempre foram um acessório muito utilizado para conseguir ambientes luxuosos na decoração de interiores. São tapetes considerados como um valioso investimento, quando são autênticos e mais antigos, tornando-se ainda mais belos com o passar dos anos.

Este tipo de tapetes existem numa enorme variedade de estilos e tamanhos que se adaptam às dimensões de cada divisão da casa, estando disponíveis também tapetes orientais com que pode decorar, inclusive, corredores e escadas da sua habitação. Entre os padrões mais populares e utilizados na decoração de interiores encontramos os florais, os  padrões geométricos, motivos de paisagens do seu local de origem e até tribais, remontando à identidade de quem os fez.

Projetar a decoração com tapetes orientais em mente é uma tarefa relativamente simples. O essencial é que a escolha pelo tapete oriental perfeito para cada espaço esteja de acordo com a restante decoração e com os próprios gostos e preferências do proprietário.

 

 

Se está a decorar uma divisão de raiz, então a melhor opção neste caso é começar pela escolha do tapete e combinar toda a restante decoração em torno deste. Os tapetes orientais são acessórios decorativos bastante marcantes, podendo por vezes ser difícil de conjugar com decorações já existentes e também elas de um estilo mais imponente ou chamativo. A escolha dos tapetes em primeiro lugar para cada divisão vai possibilitar-lhe criar áreas distintas para determinadas funções, como uma zona de refeições ou zona de convívio. Ao escolher primeiro os tapetes vai também limitar as cores e padrões que vão ser usadas em toda a decoração, uma vez que estes elementos também devem combinar com os tapetes orientais que previamente adquiriu. Lembre-se que na maioria dos casos é mais fácil encontrar mobiliário e acessórios que combinem facilmente com um tapete oriental do que vice-versa.

É fundamental que tire as medidas correctas do espaço disponível em que irá colocar os seus tapetes orientais, de forma a evitar “surpresas” desagradáveis após a sua compra. Estabeleça diversas medidas possíveis para cada espaço, de forma a alargar as suas hipóteses de escolha. Se o tapete oriental ficar localizado por baixo de um móvel de maiores dimensões, como uma cama ou uma mesa de jantar, lembre-se que o desenho central não irá ficar visível. Nestes casos a melhor opção será escolher um tapete oriental com bonitos desenhos a toda a volta e não apenas no centro.

 

 

Escolher a cor certa também é um fator crítico para a decoração ser um sucesso. Sempre que possível leve consigo amostras de tecido ou da cor da decoração do espaço a decorar quando for procurar por tapetes orientais nas lojas especializadas. Em alternativa, pode também pedir algumas amostras dos tapetes, cores e padrões para levar consigo, de forma a facilitar a sua escolha quando as confrontar com a restante decoração.

Em relação ao design do próprio tapete oriental, pode optar por diferentes estilos. Um estilo mais comum de padrão geométrico e linhas direitas, combina na perfeição com ambientes mais informais e clássicos. Um padrão geométrico mais ousado, pode também ser combinado com uma decoração mais moderna, desde que tenha o cuidado de não adicionar mais padrões diferentes ao mesmo espaço. Por outro lado, tapetes orientais com design mais contemporâneo são apropriados para estilos de decoração de interiores modernos e atuais.



1 comentário

  1. Nice Yang 11 de Dezembro de 2012

Deixe o seu comentário

Nome : Email :