Dicas de decoração de apartamentos, festas, eventos, decoração com tapetes, plantas e espaços pequenos

Decoração para as paredes do apartamento

Decorar as paredes do apartamento pode ser um enorme dilema para muitos de nós, mas na realidade não precisa de ser. Escolher a decoração para paredes do apartamento pode ser uma entusiasmante aventura, sendo uma parede bem decorada fonte de prazer e satisfação durante muitos anos.

Molduras, fotografias, quadros de arte ou até mesmo relógios, todos nós os temos na decoração dos nossos apartamentos. Os objetos decorativos que escolhemos refletem a nossa personalidade e revelam um pouco dos nossos gostos e preferências aos nossos convidados.

Decorar as paredes

O erro mais comum que as pessoas cometem é decorar as paredes de forma totalmente aleatória, a pensar simplesmente que é preciso preencher determinado espaço disponível. A forma mais simples de corrigir esta prática é organizar cuidadosamente os elementos decorativos que vamos utilizar na decoração. Agrupe-os por categorias, quadros, molduras, fotografias, arte, entre outros, e disponha-os na parede como se estivessem dentro de um rectângulo imaginário. Desta forma as suas paredes vão parecer mais organizadas e tornar-se o foco de destaque.

Tente sempre decorar as paredes com artigos de maiores dimensões para que a divisão pareça maior. Mas isto não significa que tem de cobrir a parede toda com um enorme quadro. Pode simplesmente pendurar um tapete bonito ou fazer um quadro usando um tecido original.

Papel de parede e adesivos

O papel de parede e os adesivos decorativos são uma excelente alternativa para quem não pretende pintar as paredes. A boa notícia é que hoje em dia não precisamos de usar modelos monótonos, pois existem à nossa disposição inúmeras opções, algumas bastante  fora do vulgar, para “vestir” as paredes do apartamento de uma forma totalmente única e original.

Sempre que possível opte por papel de parede que tenha um pouco de textura, pois irá aumentar o interesse das paredes, para além de adicionar profundidade. Opte por papel de parede com sulcos, áreas ligeiramente elevadas, ou bordas em alto relevo.

Mas, tenha em conta que o papel de parede nem sempre tem de vir de uma loja de material de pintura. Quase tudo o que é feito de papel pode funcionar como papel de parede hoje em dia. Por exemplo, se tem uma paixão por viagens, pode forrar as paredes com fotos ampliadas ou mapas topográficos. Tudo que precisa é de usar a sua imaginação.

Tecidos

O tecido certo pode tornar uma divisão mais acolhedora e dar cor e calor a qualquer parede. Esta forma de decorar as paredes funciona muito para quartos e salas. Os tecidos são também fantásticos para cobrir todos os danos que podem estar a arruinar a boa aparência das paredes, sem ser necessário uma grande renovação. Os melhores tecidos para decorar são aqueles que são leves, como seda e algodão. Aqui ficam algumas ideias para você começar:

  • Pode cobrir uma parede inteira com um grande pedaço de tecido, pregando ou colando o tecido no topo da parede (onde a parede se encontra com o teto) e voltando a prender na parte inferior da parede. Esta técnica vai fazer com que  a parede pareça maior.
  • Pode optar por apenas usar uma peça pequena de tecido para criar um foco de destaque na divisão. Emoldure o tecido e coloque-o numa das paredes do quarto. Se tiver um bonito tapete de dimensões mais reduzidas também o pode usar para o efeito.

Quadros e molduras

Devido à grande variedade de gravuras, fotografias e telas disponíveis, escolher o tipo de arte mais indicado para o seu apartamento pode ser uma tarefa assustadora. Aqui estão algumas ideias de decoração a ter em mente quando se trata de escolher as peças certas para a decoração de determinado espaço:

  • Escolha peças que se encaixem com o estilo de decoração predominante no apartamento. Evite escolher peças apenas porque você acha que estão na moda. Lembre-se que o que é tendência hoje, amanhã pode ser considerado antiquado.
  • Opte por uma cor que permita criar sintonia entre todos os elementos.
  • Faça a sua escolha mediante a função da divisão. Desta forma sabe que está a escolher peças que se adequam ao ambiente.

Não se limite a escolher peças de arte tradicionais. Considere pendurar fotografias, capas de discos, ou até mesmo fazer um mural no seu quarto! Para criar focos de destaque, tente pendurar as peças em grupos. Pode agrupar definindo uma forma específica, como um quadrado ou um losango, ou pode simplesmente pendurar em uma linha reta.

Também pode acrescentar iluminação individual a cada peça, o que ainda irá destaca-las mais. Como alternativa, pode simplesmente nem pendurar. Em vez disso, coloque as peças no chão, em cima das portas, ou em prateleiras decorativas.

Siga as nossas dicas e veja como é simples decorar as paredes da sua casa. Torne a decoração do seu apartamento em algo de único e muito original.

Decoração para as paredes do apartamento
Inserido nas categorias Decoração de Banheiros, Decoração de Casas, Decoração de Cozinhas, Decoração de Quartos, Decoração de Salas

Etiquetas: , , , , ,

Publicado por: em 21 Junho, 2011

8 Comentários a “Decoração para as paredes do apartamento”

  1. meyre diz:
    eu acho muito lindo os papeis de parede , acho que é uma forma muito eficaz de decoração ,além de ser moderna tem um custo melhor, adoraria que esse site postasse mas papeis adoro vocês sigo !!
  2. Ursula Leao diz:
    o meu apartamento para alem de minusculo é quase sem janelas, que soluções poderiam dar me para ele parecer mais acolhedor e bonito.
  3. Lucia Fernandes diz:
    Tenho na sala uma abertura em triangulo, onde passam as escadas para piso superior, que gostaria de fechar.
    Podem me dar ideias(Vidro, telas, etc)
  4. Adorei as ideias, muito criativas e de bom gosto!
  5. irei começar agora mesmo , tenho muitos restos de tecidos, vou fazer quadrados e colocar atrás de minha cama como um telão.
  6. Belas ideias. Boas dicas. Aproveitarei algumas. Amei.
  7. Realmente , tem idéias boas adorei

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

© 2014. Todos os direitos reservados a Decoração de Apartamentos e | Dicas de decoração de apartamentos, festas, eventos, decoração com tapetes, plantas e espaços pequenos | Contactos | Quem Somos | Politica de Privacidade