Decoração com Tapetes Decoração com Tapetes e Carpetes Tipos de Carpetes

Dicas para escolher a cor da carpete

A cor da carpete deve ser um detalhe tão importante na decoração da casa como acontece com a cor das paredes, do mobiliário ou dos restantes acessórios decorativos. A tonalidade do chão precisa de causar impacto e conferir personalidade ao espaço, ajudando também a criar maior conforto e um aspecto mais luxuoso na divisão.

Mas a escolha da cor adequada para cada espaço nem sempre é uma tarefa simples. Fique por isso a conhecer algumas dicas que vão ajudar a escolher a cor da carpete.

Cores quentes vs cores frias vs cores  neutras


  • Carpetes de cores mais quentes tornam a divisão mais acolhedora e incentivam o convívio e agradáveis conversas em família e amigos.
  • Carpetes de cores mais frias tornam o espaço mais relaxante, tornando a decoração também mais sóbria.
  • Cores mais arrojadas e de padrões mais originais são a opção ideal para quem pretenda desviar a atenção do mobiliário da divisão. Desta forma é a carpete que se torna no foco de atenção de todo o espaço.
  • Cores mais neutras possibilitam o efeito contrário. A carpete é o elemento subtil de toda a decoração, sendo o destaque o mobiliário e restantes elementos decorativos.

 

 

Cores escuras vs cores claras

  • Cores mais suaves, como brancos e cremes, criam a ilusão de maior amplitude na divisão e de maior luminosidade, tornando um quarto pequeno significativamente maior aos nossos olhos. No entanto, carpetes de cor branca são também complicadas de manter limpas, uma vez que qualquer nódoa fica evidenciada. Dado este fato é uma opção apenas viável para quartos pouco utilizados e para casas sem crianças ou animais.
  • Cores de carpetes escuras, por outro lado, criam a ilusão de um espaço mais pequeno, sendo por isso apenas aconselhadas para divisões de maiores dimensões. Entre as vantagens das cores mais escuras está o fato de não se notarem poeiras na sua superfície, mas caso possua animais de pelo claro em casa, então esta não é certamente a melhor opção.
  • Carpetes de cores mais vivas são conhecidas por transmitirem mais energia e melhorarem o nosso humor e estado de espírito.
  • Em divisões de maiores dimensões uma carpete de cor mais escura pode criar um ambiente demasiado intenso ou mais escuro do que tinha inicialmente imaginado através da amostra. Por esta razão deve ter o cuidado de escolher um tom mais claro para evitar que tal aconteça.
  • Escolher uma carpete num tom um pouco mais escuro que a cor utilizada nas paredes da divisão vai criar maior harmonia em todo o ambiente, mas poderá também torna-lo mais sóbrio, pois não existe um grande contraste entre as diversas cores.

 

 

Seja qual for a sua escolha é preciso também ter em conta a função que a carpete irá desempenhar, a sua localização e a decoração envolvente. Tenha sempre o cuidado de pesquisar qual a cor de carpete que melhor se vai adaptar à sua casa.



3 Comentários

  1. Milly Barreiros 29 de Dezembro de 2012
  2. Olga Marques da Cunha 4 de Janeiro de 2016
  3. Jose Luis Arroja 4 de Janeiro de 2016

Deixe o seu comentário

Nome : Email :