Decoração com Tapetes e Carpetes Limpeza de Carpetes Limpeza de Tapetes

Dicas para limpeza de tapetes de lã

Existem inúmeros tapetes por onde escolher quando está a fazer a decoração da sua casa. No entanto, há um tipo que costuma sobressair perante os restantes tapetes. Os tapetes de lã estão entre os mais populares para decorar a casa e oferecem muitos benefícios, face a outros tapetes de fibras sintéticas.

Entre esses benefícios está o facto de serem uma das melhores opções para pessoas com alergias ou sintomas de asma, por serem hipoalergénicos e antibacterianos. Outro benefício importante dos tapetes e carpetes de lã é a sua resistência a nódoas e poeiras, devido ao seu revestimento que repele a sujidade.

Apesar dos tapetes de lã poderem tornar qualquer divisão da casa mais acolhedora e confortável, como acontece com qualquer tipo de tapete também precisam de alguns cuidados essenciais e uma limpeza regular para se manterem bonitos e nas melhores condições.

Conheça agora algumas das melhores dicas para a limpeza de tapetes de lã.

Cuidados essenciais com tapetes de lã


Para manter os seus tapetes de lã limpos e livres de poeiras ou sujidades mais persistentes, ganhe o hábito de  os aspirar regularmente. O mais aconselhável é que aspire pelo menos duas vezes por semana os tapetes de lã, de ambos os lados. Se tiver animais de estimação em casa ou crianças, aconselhamos que aspire ou varra o tapete diariamente, umas vez que sobretudo as crianças mais novas passam grande parte do seu tempo no chão a brincar.

Rodar regularmente os tapetes, de forma a impedir desgaste apenas num dos lados é outro dos cuidados essenciais que deve ter em conta se possuir bonitos tapetes de lã.

Limpeza de tapetes de lã

Lavar regularmente um tapete de lã em casa não é recomendável e apenas deve ser feito quando a sujidade não pode ser removida com a aspiração. Os tapetes de lã não necessitam de uma lavagem regular, pois as suas fibras são naturalmente resistentes a nódoas e repelem sujidade graças ao seu revestimento.

Se precisar de lavar tapetes de lã opte sempre por produtos específicos para a limpeza de tapetes deste tipo de fibra e tenha o cuidado de os testar sempre primeiro, num canto ou verso do tapete, de forma a ter a certeza que é seguro. Quando estiver a aplicar o produto evite esfregar, pois pode danificar irremediavelmente a lã. De preferência utilize uma esponja ou um pano macio para fazer a limpeza do tapete, evitando a todo custo aplicar demasiada pressão na sua superfície. Depois da limpeza deixe o tapete secar bem no exterior antes de o voltar a colocar dentro de casa, ou corre o risco que se forme bolor ou mau cheiro devido à humidade.

Limpeza a vapor também é uma excelente opção para limpar tapetes de lã. No entanto, prefira recorrer a uma empresa ou profissional especializado neste tipo de serviços para ter a certeza que consegue os melhores resultados. Os sistemas de limpeza a vapor caseiros podem deixar tapetes de lã demasiado encharcados, para além de poderem deixar resíduos de sujidade, acabando por ficar com os tapetes mais sujos que inicialmente.

Os tapetes de lã são utilizados para proteger qualquer tipo de pavimento e são muito fáceis de manter e limpar, sendo a escolha ideal até em zonas de maior passagem, como uma sala ou um quarto.



4 Comentários

  1. Ana Jubinha 19 de Abril de 2013
  2. Junior Souza 6 de Junho de 2013
  3. Paula Galdino DA Silva 2 de Maio de 2014
  4. MIREIA 22 de Fevereiro de 2015

Deixe o seu comentário

Nome : Email :