Decoração com Tapetes Decoração com Tapetes e Carpetes

Guia para decorar com tapetes e carpetes

Os tapetes e carpetes são elementos decorativos fundamentais na decoração de qualquer casa. São também uma forma simples e económica de renovar a decoração de um espaço, sem existir a necessidade de alterar mobiliário ou paredes. Um bonito e colorido tapete pode conferir mais vivacidade a um espaço anteriormente demasiado sóbrio e desprovido de interesse. Uma carpete pode tornar uma divisão bem mais confortável e acolhedora para a família e convidados.

Neste artigo vamos mostrar-lhe alguns exemplos de como pode decorar a sua casa com bonitos e elegantes tapetes e carpetes de todos os estilos, cores e tamanhos.

Decorar com tapetes e carpetes


Uma carpete confere a qualquer divisão uma atmosfera mais convidativa e aconchegante, através da sua superfície fofa e agradável ao toque. Se colocar uma suave carpete ao longo de toda a casa vai também criar a ilusão de que a casa é de maiores dimensões do que na realidade é, pois funciona como um prolongamento de um espaço para o outro. A imagem seguinte é um bom exemplo disso mesmo. Um quarto mais pequeno e baixo foi decorado com tons mais claros, onde se adicionou também um chão em carpete dos meus tons. A decoração ficou muito bonita e elegante.

 

 

Uma carpete pode também ser utilizada numa sala de estar. Tenha em conta que, hoje me dia, existem no mercado inúmeros modelos de carpetes com tamanhos, cores, texturas e padrões diferentes por onde escolher. O fundamental é que a carpete escolhida esteja de acordo com os seus gostos pessoais, reflicta a sua personalidade, mas que também combine com a restante decoração do espaço. Na imagem, uma carpete de cor mais sóbria é o elo de ligação entre as cores presentes no ambiente, tornando o espaço mais harmonioso.

 

 

Os tapetes e carpetes são também uma excelente forma de isolamento entre pisos o que os torna, não só uma excelente opção para quartos, como também para salas de convívio e entretenimento. No exemplo seguinte optou-se por utilizar um tapete grande e de textura bem fofa por debaixo da cama. Desta forma ao acordar vai existir uma superfície mais agradável e quente para colocar os pés.

 

 

Se optar por colocar piso em carpete ao longo de toda a casa, pode tornar cada divisão única com a sobreposição de bonitos e originais tapetes. De acordo com a decoração de cada ambiente pode colocar um tapete por cima de uma carpete de cor mais neutra, para dar mais colorido e personalidade ao espaço. A imagem seguinte é um excelente exemplo disso.

 

 

Se não pretende gastar dinheiro com uma dispendiosa instalação de carpete pode optar por colocar carpete modular. A sua instalação é feita por peças e de forma muito simples através de um adesivo. Não só a instalação fica mais em conta, como também é mais simples de substituir, sendo apenas necessário remover e trocar a parte danificada por outra peça do mesmo modelo.

 

 

Os tapetes combinam também com qualquer tipo de piso, seja ele madeira, cerâmico ou até carpete, como já referimos. Um bonito tapete pode ser o ponto de partida e de destaque de qualquer decoração, para além de também adicionar profundidade e dimensão ao espaço, através da adição de diferentes camadas e vivacidade no chão. Nesta última imagem que vos mostramos pode-se constatar como o tapete pode acentuar e evidenciar um bonito chão em madeira natural.

 



1 comentário

  1. clara 19 de Maio de 2012

Deixe o seu comentário

Nome : Email :