Decoração com Tapetes Decoração com Tapetes e Carpetes Tipos de Tapetes

Limpeza de tapetes de seda

Apesar da seda ser uma fibra bastante forte, a limpeza de um tapete de seda deve ser sempre abordada com algum cuidado. Uma das principais razões para alguma cautela reside no fato dos tapetes de seda serem bastante caros, especialmente os mais tradicionais e antigos. Podem também ficar facilmente danificados, quando os métodos de limpeza utilizados não são os mais adequados.

No entanto, se gosta de tapetes feitos com fibras naturais, então os tapetes de seda podem ser a escolha perfeita para a decoração da sua casa. São tapetes muito populares e elegantes e que combinam na perfeição com decoração mais tradicional, embora dependendo da cor possam também fazer parte de uma decoração mais moderna.

Os tapetes de seda são extremamente delicados e requerem alguns cuidados especiais e de manutenção para manterem a sua boa aparência. Para os manter sempre bonitos e nas melhores condições, a melhor estratégia é a prevenção, sendo boa ideia protege-los o mais possível do desgaste e danos variados.

Existem várias opções e rotinas simples e rápidas que você pode fazer para manter o seu tapete de seda com um aspecto limpo e novo. Neste artigo vamos mostrar-lhe algumas dessas opções.

Como fazer a limpeza de tapetes de seda


Seguem-se algumas indicações importantes para a limpeza de tapetes de seda:

  • Em primeiro lugar, é fundamental que limpe a nódoa assim que esta acontece. As nódoas tratadas imediatamente são menos propensas a deixar uma mancha definitiva nas fibras do tapete, por isso não as deixe secar. Para a limpeza aconselhamos que retire os resíduos sólidos da nódoa e de seguida tente absorver o máximo de líquido possível da zona afetada com recurso a um pano limpo. Utilize um pouco de água com gás para ajudar na limpeza. Deixe o tapete secar antes de o colocar novamente no interior de casa.
  • Sempre que possível opte por tapetes que sejam feitos com seda, mas também com um pouco de lã. A combinação da seda com a lã irá ajudar a manter a beleza do tapete e também uma textura mais macia. Mas esta não é a principal razão para preferir tapetes deste tipo. Esta combinação vai também ajudar a repelir mais facilmente nódoas e sujidade.
  • Opte por uma limpeza profissional sempre que possível, de forma a assegurar que o método de limpeza é o mais adequado para as delicadas fibras de seda.
  • Não coloque tapetes de seda em áreas da casa com maior tráfego de pessoas ou onde estejam sujeitos a uma maior ocorrência de nódoas, como é o caso de zonas de refeição ou convívio. Para aumentar a “vida útil” do seu tapete opte por colocá-lo em áreas mais protegidas da casa.
  • Não faça a limpeza de tapetes de seda com recurso a água quente e químicos demasiado agressivos. Água excessivamente quente irá danificar irremediavelmente um tapete de seda, sendo por isso aconselhável que utilize apenas água morna. Por outro lado, o químico mais agressivo que deve utilizar num tapete de seda é a combinação de água com um pouco de vinagre, pois outro tipo de químicos também podem estragar um tapete de seda.


Deixe o seu comentário

Nome : Email :