Decoração com Tapetes Limpeza de Carpetes

Limpeza de tapetes para automóveis

Os tapetes para automóveis são acessórios essenciais para quem pretende manter o interior de um carro limpo. Os tapetes para automóveis protegem o chão do veículo de poeiras, sujidades e do próprio desgaste provocado durante as diárias, mas necessárias deslocações.

Os tapetes são provavelmente a área mais suja do seu carro. No entanto, a limpeza deste importante acessório é muitas vezes deixada para segundo plano. Estamos habituamos a limpar frequentemente o exterior dos nossos automóveis por uma questão estética, mas vamos adiando a limpeza do seu interior por ser mais trabalhosa e demorada.

Embora os tapetes para automóveis sejam feitos de forma a tolerar algum “abuso”, a verdade é que para se manterem nas melhores condições são precisos alguns cuidados essenciais. Nos meses de chuva de Inverno é o período mais crítico e mais complicado para manter os tapetes limpos, uma vez que impera a lama e poeiras. Quando chega a altura da primavera a sujidade acumulada já é tanta, que depois de seca pode, inclusive, dificultar a própria condução.

Neste artigo vamos mostrar-lhe como fazer a limpeza de tapetes para automóveis de forma simples e adequada.

Dicas para limpar tapetes para automóveis


  1. Em primeiro lugar, remova os tapetes do interior do veículo com cuidado para que a sujidade não se espalhe pelo seu interior. Uma vez removidos, sacuda-os fortemente para que as poeiras mais entranhadas nas fibras se soltem.
  2. De seguida, coloque os tapetes no chão e varra ou aspire para retirar o pó acumulado. Depois deste processo volte a sacudir os tapetes para, mais uma vez, remover quaisquer detritos soltos adicionais.
  3. Com o tapete no chão é altura de passar à fase de remoção de nódoas e gorduras. Se o tapete for de borracha, em primeiro lugar deverá pulveriza-lo com uma solução profissional própria para retirar gorduras e nódoas, ou então, se preferir utilizar uma mistura de água morna com algum detergente neutro. De seguida, utilize uma escova de fibras de dureza média, mergulhada num pouco de água, para esfregar cuidadosamente o tapete, removendo desta forma qualquer gordura ou nódoa mais entranhada. Depois é só usar um pano seco limpo para limpar a água em excesso. No caso de um tapete de tecido, pulverizar com a mesma mistura e utilizar novamente a escova de fibras média para esfregar a sujidade do tapete. Em tapetes de tecido deverá utilizar um pouco mais de água na parte da escovagem.
  4. De seguida, coloque o tapete a secar ao ar, evitando no entanto que apanhe muito sol direto.

Este método de limpeza de tapetes é muito simples e rápido. No entanto, se preferir não estar com tanto trabalho, a maior parte das instalações de lavagem de carros já dispõe de um sistema mecanizado também para limpeza de tapetes. Este apenas necessita que coloque os tapetes para automóveis no seu anterior e que programe o tipo de lavagem que pretende, assim como a secagem dos próprios tapetes.



1 comentário

  1. JÉSSICA LINHARES 26 de Outubro de 2013

Deixe o seu comentário

Nome : Email :