Decoração de Casas Decoração de Salas

Renove a sua sala de jantar

A sala de jantar é um local de convívio e refeição para família e amigos. Deve por isso refletir as suas preferências pessoais e manter-se convidativa. Mas com toda a energia gasta a decorar todas as restantes divisões do apartamento, por vezes a decoração da sala de jantar fica para segundo plano.

A sala de jantar é o foque de qualquer festa ou celebração especial, por isso deve ser uma prioridade na decoração do apartamento. Devido ao espaço limitado na maioria dos apartamentos, pode estar integrada com a sala de estar, o que torna a sua decoração numa tarefa ainda mais complicada. Mas até as mais pequenas mudanças podem fazer toda a diferença no aspecto geral desta importante divisão. Confira agora as nossas dicas para renovar a sua sala de jantar de forma simples e com baixo custo.

Brinque com a cor


Uma forma fácil e rápida de renovar a decoração de uma sala de jantar é fazer uso da cor. Pode optar por pintar as paredes ou apenas alguns adquirir alguns acessórios coloridos. Se optar por pintar as paredes, a tarefa é mais demorada e dramática, mas sem dúvida a mais eficaz para mudar todo o aspecto da divisão. Numa sala de jantar de maiores dimensões está livre para pintar todas as paredes nos tons que mais lhe agradem. No entanto, em salas de jantar mais pequenas pode (e deve) apenas pintar uma das paredes de um tom mais vibrante, deixando as restantes pintadas num tom mais neutro.

Em salas de jantar que partilham o espaço com a sala de estar ou cozinha é possível separar cada espaço com diferentes cores. Pinte a zona de refeições de um tom diferente para diferenciar a sua função. Lembre-se no entanto que a cor escolhida deve estar em sintonia com a decoração de todo o espaço.

Outra forma de dar cor a uma sala de jantar é fazer uso do papel de parede. O papel de parede actual está disponível nos mais variados modelos, desde o mais alegre ao mais chique, bastando por isso escolher o que mais lhe agrada e se adequa à decoração do espaço. Fuja do óbvio e torna toda a divisão mais viva com cores alegres. Na imagem abaixo, a utilização de um rosa vibrante conjuga na perfeição com o cinza escuro para criar um ambiente mais dramático. Uma cortina listrada em outra cor faz destacar a janela e cria um efeito inesperado. Acessórios na mesa de jantar em tons rosa, assim como um bonito tapete no mesmo tom complementam toda a decoração.

Se preferir pode optar por adesivos de parede vinílicos. São de fácil aplicação e estão disponíveis em qualquer loja de artigos de decoração. São também muito versáteis, uma vez que pode retira-los quando pretender renovar novamente a divisão, colocando novos conforme o seu gosto.

Anime a mesa

Pode animar a mesa da sala de jantar combinando tecidos de diferentes padrões. Aproveitando a chegada do verão pode optar por cores vivas e louça colorida. Deixe de lado a toalha clássica e ouse nas suas escolhas decorativas com acessórios de mesa originais e bonitos centros de mesa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Decore a parede

Pode pendurar com diferentes alturas alguns pratos com estampados variados e tons diferentes, de forma a alegrar uma parede da zona de jantar, pintada com um tom mais neutro. Não se fique pelos padrões mais clássicos e todos iguais. Seja diversificada na sua escolha para que a parede se torne no foco de destaque da divisão.

Misture cores

A nossa última sugestão para renovar a sala de jantar é fazer uma mistura de cores. Rosa, verde, azul ou até amarelo, use estes tons combinados para criar uma decoração mais chamativa e fresca. Opte por adquirir para a sala de jantar bonitas cadeiras de tons e feitios diversos, em detrimento das monótonas cadeiras de tons mais escuros e modelos mais vulgares. Se preferir pode optar por mudar apenas a cor dos estofos ou colocar bonitas e alegres capas.



4 Comentários

  1. clarice machado 13 de Dezembro de 2011
  2. Mirela da Silva 12 de Março de 2012
  3. Casabela Interiores 13 de Março de 2012
  4. Elizabeth Brandao 9 de Agosto de 2013

Deixe o seu comentário

Nome : Email :