Decoração com Tapetes Decoração com Tapetes e Carpetes

Tapetes: como escolher o tamanho certo

Escolher os tapetes mais adequados para a casa pode ser um desafio tão grande quanto escolher o mobiliário e outros acessórios decorativos para cada divisão. Os tapetes estão disponíveis nos mais variados formatos, cores, materiais, preços e até tamanhos, o que pode acabar por dificultar a escolha pelo mais apropriado, dada a enorme variedade no mercado.

Um dos pormenores mais importantes a ter em conta na escolha de um tapete, para qualquer espaço da casa, é o seu tamanho. Nada se torna mais frustrante que comprar um tapete lindo e depois descobrir mais tarde que este não possui as medidas adequadas para o espaço.

De forma a evitar que caia neste erro, neste artigo vamos dar-lhe algumas indicações de como escolher o tamanho do tapete consoante a área e a sua função.

Tamanho e função


Os tapetes devem ser sempre escolhidos consoante a função que vão desempenhar. As suas funções principais podem passar pelo conforto, aquecimento, ocultar defeitos no piso, abafar ruído, proteger o chão de danos ou simplesmente elemento decorativo.

Outro detalhe a ter em conta, e talvez um dos mais difíceis de acertar, é o tamanho que o tapete deve ter para ficar perfeito na decoração do espaço. Para determinar o tamanho máximo que um tapete possa ter numa determinada divisão, deve existir pelo menos 91 cm em toda a volta, criando assim uma espécie de moldura entre o tapete e as paredes.

Diferentes divisões devem ainda obedecer a diferentes “regras”. Por exemplo, no caso de um tapete que vai ficar localizado na sala de jantar, este deve ser sempre maior que a mesa, de forma a que as cadeiras possam repousar sobre ele, mesmo quando puxadas para trás.

 

 

Para saber qual o tamanho do tapete mais acertado é necessário também conhecer as medidas da mesa de jantar. Por exemplo, uma mesa para 12 pessoas requer um tapete de, pelo menos 4 x 3 metros, enquanto uma mesa para 8-10 pessoas já pede um tapete mais pequeno (3 x 2,5 metros).

No caso de um tapete para a sala de estar, já dispõe de maior liberdade na escolha do tamanho. Para conseguir um ambiente e decoração harmoniosa, sugerimos que escolha um tapete que acompanhe todo o comprimento do sofá. Nas próximas imagens pode visualizar alguns exemplos do que explicámos anteriormente.

 

 

Para um quarto, o tamanho do tapete está sujeito a diferentes escolhas. Pode optar por um único tapete ou até por dois tapetes, um de cada lado com a possibilidade de um terceiro disposto ao fundo cama.

No caso de optar por dois tapetes, a medida destes deverá ser a diferença entre a sua mesa-de-cabeceira e o fundo da sua cama com cerca de menos 10 a 20 cm, esta margem é para jogar no enquadramento da decoração permitindo um rebordo onde se veja o chão. Se desejar fazer o mesmo no fundo da sua cama será a largura desta com menos a mesma medida que escolheu para os laterais.

Se apenas quiser colocar um tapete no fundo da cama, então as medidas do tapete deverão no seu comprimento ter mais um metro para além da largura da sua cama. Se possui uma cama com 160 cm largura deve usar um tapete com 260 de comprimento.

 

 



5 Comentários

  1. Porcina Branco 9 de Julho de 2012
  2. AR Regina 12 de Julho de 2012
  3. AR Regina 12 de Julho de 2012
  4. Patricia Di Battista 17 de Março de 2014

Deixe o seu comentário

Nome : Email :