Dicas de decoração de apartamentos, festas, eventos, decoração com tapetes, plantas e espaços pequenos

Tapetes orientais: questões sobre limpeza

Um tapete oriental é uma verdadeira obra de arte. Visto por muitos como um artigo de luxo na decoração de casas e outros espaços, é considerado por outros como um investimento durável e bastante rentável. Na verdade, com o passar dos anos o seu valor pode até ir aumentando, dependendo dos cuidados que foram tidos para a sua boa conservação. É essencial, por isso, proteger este investimento por meio de alguns cuidados essenciais e limpeza apropriada, de forma a aumentar a sua vida útil e valor.

A principal regra a seguir na limpeza deste tipo de tapetes é apenas limpa-los quando é realmente necessário e, de preferência, através de limpeza profissional. Tapetes orientais colocados em determinadas áreas da casa ou espaço vão necessitar de uma limpeza e cuidados mais regulares, no entanto, na generalidade dos casos, um bom tapete oriental não irá necessitar de uma limpeza profissional durante vários anos.

Qualquer especialista em tapetes lhe vai dizer que para uma limpeza de tapetes orientais eficiente, a melhor opção é sem dúvida lava-los à mão e sem produtos químicos severos. Este método de limpeza, apesar de já ser usado há séculos e de ser dispendioso em termos de tempo, continua ainda  hoje a ser o mais eficaz.

Questões importantes sobre limpeza de tapetes orientais

Você sabe quando e como deve fazer a limpeza dos seus tapetes orientais? De seguida vamos dar-lhe algumas orientações em relação a esta importante questão.

“O meu tapete precisa de ser limpo?”

É uma das mais importantes e pertinentes questões que pode colocar acerca da limpeza dos seus tapetes. A resposta pode ser bastante simples. O seu tapete está visivelmente sujo? Se a resposta a esta questão for “sim”, então precisa efetivamente de o limpar. Observe o verso do tapete e veja se já nota um acumular de sujidade e poeiras. Se verificar que isto acontece, então o tapete deve ser limpo profissionalmente o mais cedo possível.

“Posso fazer a limpeza do tapete em casa?”

Não recomendamos em nenhuma circunstância que tente limpar o seu tapete em casa. A remoção de algumas nódoas esporádicas em casa pode ser necessário, mas a limpeza integral de um tapete oriental sem a ajuda de um profissional, provavelmente, pode levar a danos irreparáveis no seu tapete. Aconselhamos que recorra aos serviços de uma empresa especializada na limpeza destes tapetes para garantir uma lavagem segura e a boa conservação do tapete.

“Posso usar produtos químicos para a remoção de nódoas?”

Não utilize nenhum produto químico para limpar os seus tapetes orientais. Se o quiser limpar faça-o com recurso a água simples ou água com gás. A maioria dos produtos à venda no mercado para a remoção de nódoas apenas são eficazes em determinado tipo de fibras, na maioria das vezes as sintéticas. Por esta razão deve sempre entrar em contato com um especialista em limpeza de tapetes antes da aplicação de qualquer químico, a fim de averiguar se é seguro ou não utilizar determinado produto para limpar o tapete.

Num próximo artigo iremos desenvolver mais detalhadamente outros aspectos importantes acerca da limpeza de tapetes orientais, assim como os cuidados essenciais que devem ser tidos para a sua boa conservação ao longo dos anos.

Tapetes orientais: questões sobre limpeza
Inserido nas categorias Decoração com Tapetes, Decoração com Tapetes e Carpetes, Limpeza de Tapetes

Etiquetas: , , , , ,

Publicado por: em 30 Julho, 2012

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

© 2017. Todos os direitos reservados a Decoração de Apartamentos e | Dicas de decoração de apartamentos, festas, eventos, decoração com tapetes, plantas e espaços pequenos | Contactos | Quem Somos | Politica de Privacidade
Nome : Email :