Decoração com Tapetes Decoração com Tapetes e Carpetes

Decoração com tapetes: simbolismo das cores

A maior parte das pessoas tem alguma dificuldade, ou em alguns casos até receio, de escolher a cor certa para a decoração das suas casas. No entanto, a nossa reacção à cor é instantânea, provocando esta diferentes sensações conforme a sua tonalidade e tornando-se por isso num dos elementos principais para uma decoração bem conseguida.

Se quer inserir um pouco de cor na decoração da sua casa, então um bonito tapete colorido pode ser a escolha ideal para si. Para além de não ser necessário uma enorme renovação do espaço, um toque de cor num tapete pode ser uma opção mais suave e menos agressiva de tornar todo o ambiente mais interessante.

No momento de escolher a cor que mais nos agrada para decorar determinada divisão, não importa apenas o nosso gosto pessoal. Também é importante estar atento às sensações e aos estímulos que cada tonalidade desperta em nós. As cores dos tapetes podem tornar o ambiente harmonioso, acolhedor, criar a ilusão de amplitude ou pelo contrário, conferir ao espaço um aspecto menor ou até repulsivo.

Fique então a conhecer o simbolismo das cores mais populares para tapetes:

 

Preto


O preto é uma cor forte e que dificilmente passa despercebida. Invoca emoções fortes, por isso deve ser utilizado com alguma moderação, pois pode tornar o ambiente demasiado pesado e remeter para a depressão. Contudo, é também uma cor muitas vezes associada à elegância e sofisticação, sendo que um tapete desta cor combina com a maioria dos estilos de decoração e ambientes. Também transmite a ilusão de redução do espaço, por ser um tom escuro. Por esta última razão, os tapetes pretos devem ser evitados em divisões de dimensões pequenas.

 

 

Azul

É uma das cores mais populares na decoração e também uma das mais aceites pela maioria das culturas. Remete para a espiritualidade, tranquilidade, conforto e relaxamento, ao mesmo tempo que  favorece o raciocínio e a intuição. A sua utilização permite criar uma sensação de amplitude em espaços reduzidos e criar ambientes simples, tranquilos e muito agradáveis. Contudo, tapetes de diferentes tonalidades de azul podem conferir sensações distintas. Um tapete azul vibrante faz-nos sentir alegria e confere-nos maior dinamismo, enquanto um tapete de uma tonalidade mais escura de azul pode remeter para maior relaxamento e paz interior.

 

 

Castanho

O castanho está associado a estabilidade e confiança. É a cor da terra e está ligada a tudo o que é natural ou orgânico. O castanho assume-se como uma cor neutra que pode ser combinada com outros tons mais distintos.

 

 

Amarelo/Dourado

Transmite sensações de felicidade, inteligência, energia, alegria, optimismo e pureza. O dourado remete-nos também para a opulência e boa saúde. Tons de amarelo ou dourado claros são excelentes para criar mais luminosidade na divisão, enquanto os mais vibrantes estimulam a criatividade.

 

 

Verde

A seguir ao azul é uma das cores mais populares. É a cor que mais nos remete para a natureza e que facilmente estimula os nossos sentidos. Considerada como a cor mais agradável para a vista, traz consigo paz e segurança. É uma excelente cor para ser utilizada em escritórios ou na sala, pois não cansa os olhos. Um alegre tapete verde vibrante é também uma excelente opção para decorar o quarto de uma criança.

 

 

Vermelho

O vermelho é uma cor estimulante e transmite energia. É uma cor que dificilmente passa despercebida na divisão, devendo por isso ter algum cuidado com as cores utilizadas na restante decoração, de forma a tornar todo o ambiente harmonioso. Não deve ainda ser usada em excesso, sob pena de se tornar num tom demasiado agressivo. Um tapete vermelho no quarto apela à paixão e sensualidade.

 

 

Branco

O branco simboliza pureza, bondade e paz. Também nos remete para a espiritualidade, purificação e novos começos. Outras emoções que sentimos estão associadas a simplicidade, humildade, clareza de espírito, perfeição, inocência, justiça e positividade. Como acontece com o preto, também um tapete branco combina com qualquer estilo de decoração ou cor.

 



2 Comentários

  1. Wilmaley Campos Fazzano 4 de Setembro de 2012
  2. Juliana Freire 5 de Novembro de 2012

Deixe o seu comentário

Nome : Email :